Por: Martha Imenes

Mercantil 'herda' R$ 2,9 bi em pagamentos do INSS

Banco Mercantil pagará 1,7 milhão de benefícios da folha de agosto do INSS | Foto: Divulgação

O banco Mercantil 'herdou' da Crefisa os pagamentos de beneficiários que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios não precisam se preocupar em não receber o pagamento. Conforme informações do Ministério da Previdência, a medida não prejudicará os beneficiários, já que os repasses programados para agosto foram processados normalmente. O calendário termina nesta segunda-feira (8), quando recebem os beneficiários com final de inscrição de benefício 0 e 5.

Para a folha de agosto foram destinados R$ 2,9 bilhões, contemplando 1,7 milhão de benefícios, incluindo os 120 mil novos. E, a partir deste mês (setembro), os novos contratos serão pagos pelo banco que ficou em segundo lugar no leilão, o banco Mercantil.

A decisão, segundo o ministério, foi tomada após reclamações registradas por diferentes canais, incluindo ofícios encaminhados por Procons, Ministério Público Federal (MPF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e manifestações de beneficiários nas agências da Previdência Social (APS) e na Ouvidoria, especialmente por meio da plataforma Fala.BR, da Controladoria-Geral da União (CGU).

A Crefisa venceu o leilão realizado em 2023 para administrar a folha de pagamentos do INSS. Ela havia arrematado 25 dos 26 lotes ofertados e o Mercantil apenas um lote, que abrange municípios do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O leilão foi para o período de 2025 a 2029, e o resultado foi homologado em dezembro de 2024, após a fase de lance, que começou em outubro.

De acordo com informações publicadas no site do INSS, "a suspensão foi necessária para cessar as irregularidades e proteger o interesse público".

As regras do edital incluíam a necessidade de pontos físicos de atendimento, o que permitiu a participação de bancos tradicionais.

 

Dúvida sobre capacidade financeira

As denúncias apresentadas contra a Crefisa levantaram dúvidas sobre a capacidade da financeira em cumprir o contrato firmado com o INSS por meio do leilão.

Entre os principais problemas estavam atrasos e recusas de pagamento de benefícios, além de limitações para saque, coação para abertura de conta corrente e venda casada de produtos.

A falta de estrutura nas agências, com filas extensas e ausência de caixas eletrônicos, portabilidades não autorizadas, falhas na triagem e emissão de senhas, além de informações insuficientes e atendimento inadequado, também, foram motivos de queixa dos beneficiários.

Como solicitar transferência de local de pagamento

Os segurados que atualmente recebem seus benefícios pela Crefisa continuarão recebendo normalmente. Não é obrigatório tomar nenhuma providência imediata. Em relação à distribuição dos novos beneficiários, segue a ordem de classificação dos bancos credenciados, conforme o resultado do pregão para cada lote, informou o Ministério da Previdência.

Os aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar transferência de banco pagador pelo Meu INSS (aplicativo ou site), mediante agendamento em uma Agência da Previdência Social, ou ainda pela Central 135, o beneficiário pode trocar a instituição onde recebe a aposentadoria.

O banco escolhido pelo aposentado ou pensionista para transferir o pagamento precisa ter convênio com o INSS. Para fazer a mudança, basta ir ao banco escolhido e, caso ainda não tenha conta, criá-la para o recebimento do benefício previdenciário.

Pelo Meu INSS

Acesse: o site meu.inss.gov.br ou o aplicativo "Meu INSS".
Faça login: com sua conta Gov.br.
No menu, clique em "Novo Pedido".
Digite "alterar local ou forma de pagamento" na barra de busca.
Clique: no nome do serviço/benefício que aparece na lista.
Leia: as instruções na tela e siga os passos para informar os dados da nova conta bancária (tipo de conta e banco) e confirmar o pedido.
Você pode acompanhar o andamento da sua solicitação pelo próprio Meu INSS.

Pelo telefone
Ligue: para a Central de Atendimento do INSS no número 135, disponível de segunda a sábado.
Informe: seus dados e solicite a alteração.

Presencialmente no banco (para mudança de agência no mesmo banco):
Compareça: à nova agência do banco onde deseja receber o benefício.
Leve: seus documentos de identificação com foto e o cartão do benefício.
Solicite: a transferência de agência diretamente no banco.