Cresce a oferta de pacotes únicos para viajantes solo
Consultoria para mulheres e parceria MTur e Abih dá desconto
Solitude ou solidão? Apesar de os nomes serem parecidos, têm significados diferentes. A solidão é um sentimento de tristeza e vazio, já a solitude é um estado de estar sozinho que pode ser escolhido e apreciado. Mas, na dúvida de como está se sentindo, vai a dica: viajar é o melhor remédio! Não à toa, o número de mulheres que viajam sozinhas tem crescido e movimentado o turismo.
Para dar uma mãozinha ao público feminino, uma parceria firmada em março, no mês da mulher, entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis Nacional (Abih Nacional) dá desconto de 15% para as viajantes solo. A parceria vai até março de 2026.
Ao Correio da Manhã, o ministro do Turismo, Ceslo Sabido afirmou que "essas medidas vão ajudar o setor e dar mais oportunidade às mulheres que atuam na indústria do turismo, assim como, aquelas que desejam conhecer o Brasil em viagens solos, tendo mais esse estímulo com tarifas especiais na rede hoteleira nacional".
Setor aéreo
Os dados do setor aéreo já mostram tendência de alta, tanto em viagens externas, quanto internas. Em julho, 11,6 milhões de pessoas viajaram. Desse total, 9 milhões de passageiros passearam pelo Brasil e 2,6 milhões para fora do país.
Por conta da pecularidade do público feminino, empresas têm se especializado em proporcionar viagens únicas. Na capital paulista, por exemplo, a agência Clube Turismo oferece consultoria personalizada, reuniões online ou presenciais, roteiro detalhado via aplicativo exclusivo, apoio de guias locais e plantão 24 horas.
"Temos uma operadora exclusiva para viagens de mulheres, o que nos permite criar experiências pensadas com carinho e cuidado para elas", reforça Sheila Moureira, franqueada da agência.