Governo utiliza WhatsApp para falar com aposentados
Cuidado com golpe! INSS não pede documentos por aplicativo
Após avisos pelo aplicativo Meu INSS, publicações em sites e redes governamentais, o governo federal utiliza mais um canal para entrar em contato com aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para notificar sobre adesão ao acordo de ressarcimento de descontos indevidos: o WhatsApp, que tem mais de 165 milhões de usuários. Neste primeiro momento, segundo o governo, 1,04 milhão de pessoas serão contactadas.
Para não cair em golpe de falsários que possam entrar em contato em nome do governo, o Ministério da Previdência enviou ao Correio da Manhã o texto que está sendo enviado pelo aplicativo de mensagens. O ministério alerta que links, envio de documentos, e-mail e contato pessoal não são solicitados pelo WhatsApp.
Confira o texto:
Olá, XXX
O Governo Federal tem uma informação importante: você tem direito a receber a restituição de descontos indevidos da fraude no INSS.
Se você ainda não aderiu ao acordo de restituição, acesse o aplicativo Meu INSS ou compareça a uma agência dos Correios.
Essa é uma mensagem do canal oficial do Governo Federal no WhatsApp. Fique atento e não caia em golpes. O Governo Federal não pede dados nem envia links pelo WhatsApp.
Deseja seguir recebendo mensagens deste programa do Governo Federal?
Sim
Não
Prazo de contestação
O prazo para contestar os descontos vai até 14 de novembro. Essa etapa é a primeira para que os valores descontados de março de 2020 a março de 2025 sejam devolvidos aos beneficiários. Após a contestação, os aposentados podem solicitar o ressarcimento aderindo ao acordo com o INSS pelo Meu INSS ou em uma das 5 mil agências dos Correios que estão habilitadas a fazer o acordo.