Motocicletas caem no gosto popular e frota cresce 42% em 10 anos
Capital Moto Week vai injetar R$ 60 milhões na economia brasiliense
Em meio ao rebuliço do maior festival de motos e rock da América Latina, o Capital Moto Week – que vai injetar R$ 60 milhões na economia de Brasília –, dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) apontam que as duas rodas caíram no gosto popular. A frota nacional de motocicletas cresceu 42% no período de quase uma década, de 2015 a 2024, ano em que o total de veículos motorizados de duas rodas atingiu 35 milhões no país.
Segundo a Abraciclo, o Brasil produz anualmente cerca de 1,8 milhão de unidades e é o sexto maior fabricante de motocicletas do mundo. Atualmente, mais de 40 milhões de pessoas estão aptas a conduzir motocicletas no país.
Nos últimos dez anos, os estados de Alagoas, do Amazonas e da Bahia foram os que registraram maior aumento no número de pessoas habilitadas para conduzir motos, com crescimento de 86,3%, 79,7% e 62,6%, respectivamente.
"O levantamento revela que esse avanço não se limita aos maiores centros urbanos nacionais: Alagoas, Amazonas, Bahia e Piauí lideram a lista, demonstrando que o uso da motocicleta tem se expandido por diversas regiões do país, especialmente fora dos principais polos econômicos", destacou a Abraciclo.
Cadeia produtiva
Instalado em uma área arborizada de 320 mil metros quadrados do Parque de Exposições da Granja do Torto, o Capital Moto Week 2025 funciona como vetor de crescimento na capital federal: o festival gera 17 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Até 2 de agosto, Brasília será a maior "Cidade da Moto" da América Latina. Em sua 22ª edição, o festival posiciona Brasília entre os principais destinos do turismo cultural mundial.
De acordo com o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, o Capital Moto Week é fundamental para a cadeia produtiva do turismo.
Os números do festival impressionam: são esperados 800 mil visitantes, sendo 40% vindos de outros estados e países, quase 100% da hotelaria lotada no período do evento, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF) e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o Brasil e do mundo confirmados.
"Nossa missão é organizar um grande festival. Estamos criando um ecossistema cultural e econômico que projeta Brasília globalmente", explica Pedro Affonso Franco, CEO do Capital Moto Week.