Em linha com N. York, bolsa avança 0,76%

Por

Assim como as bolsas de Nova York, o Ibovespa iniciou a semana em alta de 0,76%, aos 125.571,81 pontos, reduzindo as perdas do mês a 0,45% na B3. Nesta segunda-feira, 10, oscilou dos 124.619,40, mínima correspondente ao nível de abertura, até os 126.386,31 pontos. O giro financeiro ficou em R$ 17,3 bilhões na sessão. Em NY, os ganhos desta segunda-feira ficaram entre 0,38% (Dow Jones) e 0,98% (Nasdaq).

As ações da Gerdau (PN 5,21%) foram destaque de alta nesta segunda-feira, com o mercado precificando benefícios para a empresa em um cenário de guerra comercial no setor de aço e alumínio, devido à companhia ter operações nos Estados Unidos. Entre os bancos, BTG (-1,77%), que divulgou números do quarto trimestre, também tinha desempenho positivo mais cedo, assim como os papéis de empresas ligadas ao ciclo doméstico, as chamadas cíclicas, que em geral avançaram na sessão, em meio ao bom humor do mercado diante da queda dos juros futuros na sessão. O dólar à vista fechou em baixa de 0,13%, a R$ 5,7860.

Em meio à expectativa de tarifas de 25% para as compras de aço e alumínio, conforme o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que anunciará na terça ou quarta-feira, Gerdau Metalúrgica PN foi outro destaque da sessão, em alta de 4,81% no fechamento. Na ponta ganhadora na sessão, Automob ( 16,00%), Cogna ( 5,92%) e Vamos ( 5,42%), além das duas ações de Gerdau. No lado oposto, Azul (-3,17%), Embraer (-2,13%) e BTG. Entre as blue chips, destaque para Vale (ON 1,04%, na máxima do dia no fechamento) e Petrobras (ON 0,83%, PN 0,68%).

Ontem, Trump anunciou que vai impor tarifas de 25% sobre alumínio e aço importados, afetando diversos países, incluindo o Brasil. No entanto, o principal alvo do governo do republicano é a China. De janeiro a dezembro do ano passado, o Brasil foi o segundo país que mais exportou aço para os Estados Unidos, segundo relatório do American Iron and Steel Institute. Foram enviadas 4,49 milhões de toneladas líquidas, avanço de 14,1% em relação a 2023, quando foram exportados 3,94 milhões de toneladas líquidas.