Por:

CNI discute agenda climática em SP

A menos de dois meses da mais importante conferência internacional sobre mudanças climáticas, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) reunirá, em São Paulo, representantes do setor industrial para debater propostas e ampliar o diálogo com governo e sociedade sobre os desafios e oportunidades da agenda climática global.

Sustentabilidade - A Pré-COP29 vai discutir, nesta quinta-feira (3), o papel da indústria para o desenvolvimento sustentável e adiantar as discussões e propostas que serão levadas pelo Brasil a Baku, no Azerbaijão, em novembro.

Painéis com a participação de especialistas e representantes do setor industrial e do governo discutirão transição energética, financiamento sustentável, economia circular e estratégias empresariais voltadas para a descarbonização da economia. Também serão realizadas sessões especiais para discutir a visão do Brasil para a COP29 e os preparativos para a COP30, que será em Belém (PA).

A mobilização do setor industrial tem sido fundamental para o Brasil avançar no alcance das metas estabelecidas no Acordo de Paris - reduzir 48% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 2025, e 53% até 2030 em relação a 2005. A estratégia estabelecida pela CNI é focada em quatro pilares: transição energética, mercado de carbono, economia circular, e bioeconomia e conservação florestal.

Orientada por essas diretrizes, a indústria brasileira busca inovar no uso sustentável da biodiversidade brasileira e aplicar tecnologias mais limpas e eficientes na produção, desenvolvendo novos modelos de negócios com foco na redução da pegada de carbono.