Por:

Transações do Pix superam às da Índia

Quatro vezes maior que o da Índia, o número de transações realizadas diariamente pelo Pix (sistema de pagamentos instantâneos) bateu novo recorde, correspondendo a 235 milhões de operações, crescimento considerado 'extraordinário' pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, ao participar de evento comemorativo dos cinco anos do Cadastro Positivo, organizado pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF).

"O Pix talvez seja o sistema que mais gerou inclusão financeira na história", assinalou o xerife da autoridade monetária, para quem 'economias locais inteiras' começaram a operar por meio da plataforma. Mesmo em trajetória crescente de utilização, o Pix atualmente opera com apenas 30% de sua capacidade total, sem contar a perspectiva de adicionar novas funcionalidades que tornem as transações online mais convenientes, incluindo pagamentos por aproximação e automáticos.

Devido à sua natureza 'programável', a plataforma que roda o Pix, acentua Campos Neto, abre margem para "muitas coisas ainda podem ser feitas" com a ferramenta. Sobre a agenda digital pelo BC, ele admitiu a possibilidade de as pessoas efetuarem 'comparações' de produtos financeiros, em tempo real, e em um ambiente digital unificado, ambiente próprio do Open Finance, outra inovação com a marca da atual gestão do BC. Tal medida, segundo Campos Neto, já teria economizado "dezenas de milhões de reais" aos usuários.

Sobre a digitalização financeira, o dirigente central diz que as soluções "não seriam completas se não fossem tokenizadas". (M.S.)