Por Marcello Sigwalt
Maior patamar da série histórica (iniciada em janeiro de 2000), as vendas do comércio varejista cresceram 1%, na passagem de janeiro para fevereiro, marcando a segunda alta seguida do indicador. No primeiro mês deste ano, o avanço foi de 2,8%.
De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados nessa quinta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a última vez que tal sequência de altas ocorreu foi em setembro de 2022, que registrou elevação de 0,7%, após subir 0,5%, no mês anterior.
Na avaliação do gerente da pesquisa, Cristiano Santos, "entre os destaques dessa passagem observamos dois meses consecutivos de altas, o que não acontece desde meados de 2022. No entanto, naquele momento o crescimento combinado dos dois meses foi menor, menos intenso.
Outro aspecto a ser destacado é que nos últimos dois anos ou janeiro ou fevereiro vieram mais fortes, mas com posterior queda. Em 2024, houve alta tanto em janeiro quanto em fevereiro".
Confirmando a tendência altista, o estudo aponta que seis das oito atividades investigadas tiveram avanços em fevereiro último, com destaque para os setores de 'Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria' (9,9%) e de 'Outros artigos de uso pessoal e doméstico' (4,8%), que tiveram maior influência sobre o resultado geral.
Sobre o setor farmacêutico, Santos comenta: "Avaliando esse setor sob a ótica de seus subsetores, percebemos que a alta veio da parte de produtos farmacêuticos. Esse resultado de 9,9% é expressivo e só vai se assemelhar a janeiro de 2022, quando o setor teve um crescimento de 9,4%".
Pelo lado negativo, janeiro e fevereiro houve recuos em: Combustíveis e lubrificantes (-2,7%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%).