Por:

Confiança industrial recua a 51,5 pontos

Ante à piora na percepção sobre as condições econômicas atuais, bem como em relação aos últimos meses, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 1,3 ponto, de março a abril deste ano, para o patamar de 51,5 pontos, mas acima da linha dos 50 pontos, que separa confiança de desconfiança.

"Quando perguntados sobre as próprias empresas, os industriais demonstram confiança, mas há uma maior preocupação quando o questionamento é sobre a economia atual e o cenário econômico futuro", explica do gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, ao comentar que o recuo foi 'mais intenso' nos indicadores da economia brasileira.

No quesito 'Condições Atuais' - que mede as condições correntes da economia brasileira e da empresa - a pesquisa revelou declínio de 1,8 ponto, de 47,5 pontos em março para 45,7 pontos em abril, o que denota que a percepção negativa se disseminou entre os industriais este mês, ante março.

De igual forma, o Índice de Expectativas (IE) exibiu retração, passando de 55,4 pontos em março para 54,4 pontos em abril, o qual, porém, se mantém acima da linha de 50 pontos, o que significa que o otimismo dos industriais para os próximos meses ficou moderado. Foram consultadas 1.238 empresas de todos os portes, entre os dias 1º e 5 de abril.

Consulta a empresários industriais, o ICEI é uma ferramenta sinaliza mudanças de tendência da produção da indústria, com vistas à montagem de uma pesquisa de periodicidade mensal que coleta informações empregadas para a Sondagem Industrial e da Sondagem Indústria da Construção. (M.S.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.