Por:

Sebrae Rio quer reduzir conta de luz

Com a previsão de beneficiar diretamente 800 empresas, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio) anunciou a abertura de edital em que oferece consultoria gratuita visando reduzir a conta de luz para micro e pequenas empresas fluminenses, cujo faturamento se estenda ao intervalo elástico de R$ 81 mil e R$ 4,8 milhões ao ano. As inscrições ao edital podem ser feitas até 30 de novembro deste ano.

"É um edital de eficiência energética, onde o principal impacto é as empresas conseguirem reduzir a conta de luz", afirmou à Agência Brasil a analista do Sebrae Rio, Michelle Vaz de Mello, ao estimar que a energia elétrica responde por 70% do custo industrial. Ela acentua que, no caso, dos setores de comércio e serviços, tal percentual se reduz, uma vez que o consumo é menor.

Michelle assinala, todavia, que a pauta do Sebrae não se limita à conta de energia, mas também visa reduzir as emissões de carbono na atmosfera. "Não só a empresa precisa fazer o seu dever de casa, mas também há a cobrança da sociedade no sentido da imagem corporativa, atendimento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, e até mesmo gerar uma oportunidade de competitividade para essas empresas. A partir do momento em que elas conseguem ter menor custo de produção e vão ter maior lucro", avalia a analista.

"As empresas que têm menor gasto com conta de luz possivelmente não vão passar às outras fases. Mas se o consultor entender a realidade dessa empresa, ele vai dar toda orientação, desde ações simples como sair, apagar a luz", completa Michelle. (M.S.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.