Por:

Compra da Gol pela Azul preocupa Cade

Lucas Marchesini (Folhapress)

A eventual compra da Gol pela Azul poderia levar a um aumento no preço das passagens aéreas, o que preocupa integrantes do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

A questão deve ser levada em conta pelo tribunal administrativo da autarquia caso a operação seja efetivada.

Os receios são gerados após uma experiência anterior, a compra da Webjet pela Gol, em 2011. A operação foi aprovada em 2012 e, depois disso, foi observado aumento de preços no mercado. Procuradas, Azul e Gol preferiram não se pronunciar.

Um estudo de 2023 do Departamento de Estudos Econômicos da autoridade antitruste observou que os preços da Gol aumentaram entre 7,68% e 16,42%.

"Os resultados apontam para uma elevação da tarifa média da Gol, no período pós-operação, nas rotas em que havia uma ameaça de entrada por parte da Webjet no período pré-operação", diz a análise.

A possibilidade de aumento de preço a partir da combinação das duas companhias vem em um momento de esforço do governo federal na direção oposta, de buscar medidas para diminuir o custo dos bilhetes aéreos.

Em estudo estão medidas de crédito para investimentos sustentáveis, além de mudanças regulatórias tanto para diminuir o grau de judicialização como para abrir o mercado interno a companhias estrangeiras.

A Gol está em recuperação judicial nos Estados Unidos e busca reestruturar sua dívida.

A Azul estaria interessada em adquirir a rival e assim aumentar a sua presença no mercado brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.