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Alta do cacau encarece ovos de Páscoa

Cotação do cacau impacta o preço de itens de chocolate | Foto: Divulgação

A cotação recorde do cacau no mercado internacional - aumento de 63% na bolsa de Nova York e de 56% em Ilhéus (BA) - deverá pressionar sobremaneira o preço do chocolate no mercado interno do país, com reflexo direto no custo final ao consumidor, em que os 'cobiçados' ovos de páscoa devem ficar, em média, 15% mais caros que no ano passado.

Para deleite de associações de classe e fabricantes do setor, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) estima que, em 2024, o consumo das famílias deve crescer de 13% a 15% neste período pascal. Para a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a projeção é de um crescimento de 17% na produção de ovos de Páscoa, no comparativo anual, montante de 58 milhões de unidades que estarão disponíveis nas prateleiras de estabelecimentos e lojas virtuais do país.

Pelo lado das indústrias, a Nestlé, uma das maiores de setor, a produção de ovos pela fábrica da companhia, na capixaba Vila Velha, teve uma expansão 10% ante o ano passado, perfazendo a fabricação de 13 milhões de ovos, nas duas marcas na fábrica. De forma diversa da tradicional, o cacau utilizado na produção dos ovos teria sido adquirido de forma sustentável, por meio do programa Nestlé 'Cocoa Plan', que se insere na estratégia global de sustentabilidade da Nestlé para a cadeia do cacau, adotada em 2009.

Outra peso-pesado do mercado, a marca Lacta, controlada pela Mondeléz, estima uma expansão entre 5% e 10% das vendas em 2024. Segundo a companhia, o planejamento para a Páscoa possui duração média de 18 meses, em que a produção inicia, tradicionalmente, em outubro do ano anterior. Para obter tal resultado, foram contratados 500 colaboradores temporários, todos na unidade de Curitiba.

Já a Cacau Show conta com um faturamento 37% superior ao de 2023, ou à uma alta de 24% de unidades vendidas, em igual comparativo. Sua meta é de ampliar, de 17 milhões para 21 milhões, o número de ovos vendidos no período. Neste caso, a 'pegada' de marketing é investir em personagens infantis licenciados, como 'Ursinhos Carinhosos' e 'Harry Potter'. (M.S.)

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