Por:

INSS: bloqueio de pagamentos suspenso

Pelo menos até 31 de dezembro deste ano, está suspenso o bloqueio de pagamento a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por falta de prova de vida, por determinação do Ministério da Previdência Social, divulgada na noite desta terça-feira (19), previamente publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira passada (15).

Em vigor, desde o ano passado, a suspensão consistia em que o INSS deveria fazer a comprovação de vida dos beneficiários, por meio do cruzamento de informações.

Para liberar os recursos para este segmento, a autarquia buscava obter informações de outros órgãos.

Somente no mês passado, o INSS havia convocado aproximadamente 4,3 milhões de beneficiários para fazerem a prova de vida, depois que o instituto não conseguiu comprová-la, por meio de informações obtidas pela base de dados disponível.

Em consequência, na ocasião, houve aumento considerável de atendimento presencial nas agências da Previdência, o que levou a autarquia a publicar nota, na qual reforça que "o próprio INSS fará a busca ativa", o que "dispensava a necessidade de deslocamento de aposentados e pensionistas aos bancos ou agências do INSS".

Pela portaria ministerial, "a comprovação de vida pelo INSS será realizada por meio de consultas a atos registrados em bases de dados (...) nos dez meses posteriores à sua última realização ou atualização".

Segundo o diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS, André Fidelis, o INSS pretende aproveitar "qualquer movimentação oficial fora da data do aniversário do segurado".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.