Por:

Mais de 30% dos clientes fazem 'gatos'

Um terço dos clientes da Light furta energia no Rio de Janeiro. O cálculo é da concessionária de energia Light, ao estimar que, para cada dez pessoas que pagam normalmente sua conta de energia, seis outras fazem 'gatos' na rede, furtando energia da companhia, o que corresponde a 37,5% dos endereços.

Apesar de crime previsto no artigo 155 do Código Penal, tal prática - que sobrecarrega os transformadores de energia - é, infelizmente, comum, até entre grandes estabelecimentos. Exemplo disso é que, na semana passada, a companhia de energia identificou 'gatos' no consumo de um salão de beleza, um restaurante, um bar e uma residência no Parque da Cidade, situado na Gávea, Zona Sul carioca. Neste caso, quatro pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos, após a apuração de que a fraude representou um prejuízo de R$ 2,5 mil.

Em nota, a concessionária assinala que "as ligações clandestinas são contra a lei e perigosas, pois podem ocasionar acidentes e incêndios. Além disso, este tipo de crime causa interrupções no fornecimento de energia, devido à sobrecarga na rede elétrica".

Confira, abaixo, o ranking da gatunagem por localidade no Rio:

Complexo do Alemão (86%)

Rocinha (84%)

Vila Kennedy (82%)

Cesarão/Três Pontes (82%)

Cidade de Deus (61%)

Nessa terça-feira (28) a Câmara dos Deputados aprovou, requerimento de urgência para o projeto de lei limita em 15 anos a renovação da concessão de distribuidoras de energia elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.