Por:

Bolsa cai na quarta-feira de cinzas

A Bolsa de Valores abriu em forte queda nesta quarta-feira de Cinzas (14). Na volta do Carnaval, o pregão que começou às 13h reflete as flutuações do mercado internacional de segunda (12) e terça (13), quando os principais índices globais tiveram forte queda com uma inflação maior do que o esperado nos Estados Unidos.

Por volta de 13h32, o Ibovespa recuava 0,38%, a 127.530 pontos. Já o dólar apresentava leve valorização de 0,09%, a R$ 4,9655.

Na terça (13), o governo americano divulgou que o CPI (índice de preços ao consumidor, na sigla em inglês) desacelerou para 3,1% em janeiro, uma queda menor do que o esperado, pois economistas consultados pela Bloomberg previam 2,9%.

Na comparação com dezembro, o avanço mensal subiu 0,1 ponto percentual para 0,4%, o maior desde setembro.

A surpresa negativa abalou investidores, que previam o início do ciclo corte nos juros americanos em maio. Com a inflação mais forte que o esperado, as apostas migraram para junho.

Enquanto o mercado brasileiro estava fechado pelo Carnaval, as ADRs (recibos de ações) brasileiras negociadas nas Bolsas dos EUA acompanharam o viés negativo.

No front externo, o índice Dow Jones Brazil Titans 20 ADR, com as 20 principais companhias brasileiras, cedeu 2,60% ontem. Já o EWZ, principal ETF (fundo de índice) que replica ações brasileiras, recuou 2,89%.

As ADRs das bluechips Petrobras e Vale, por sua vez, se desvalorizam 1,89% e 1,94%, respectivamente.

Com informações da Folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.