Por:

Starbucks pode ter RJ aprovada

Cafeteria está próxima de conseguir Recuperação Judicial | Foto: Divulgação

Por Guilherme Cosenza

Após realizar uma perícia preliminar, a Laspro Consultoria Ltda., empresa escolhida pela Justiça para analisar as informações da SouthRock para o pedido de Recuperação Judicial, deu parecer positivo para que as contas da empresa gestora das marcas Starbucks, Subway, Eataly e TGI Fridays no Brasil, seja protegida contra seus credores "para manutenção das atividades e da função social das requerentes".

O parecer chega um dia após ex-funcionários da Starbucks, marca com maior prejuízo, virem a público dizer que estavam estudando alguma forma de acionar judicialmente a empresa a fim de receber os valores dos encargos salariais que até o momento não foram pagos.

Contudo, caso o juiz Leonardo Fernandes dos Santos, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo dê o parecer positivo para o pedido, os funcionários terão de esperar o período destinado a Recuperação Judicial para poder receber os valores.

A SouthRock alega ter dívidas de R$ 1,8 bilhão. Contudo a consultoria, destacou a ausência de informações importantes para uma análise aprofundada e uma conclusão definitiva sobre o pedido. Ela também apontou diversos problemas na contabilidade da SouthRock, como transferências de valores entre empresas do grupo.

A perícia enviada ao juiz pela Laspro possui 200 páginas onde é discriminado cada detalhe da contabilidade da SouthRock que incluiu praticamente todas as suas marcas no pedido de Recuperação Judicial, inicialmente apenas a Subway havia ficado de fora, porém a empresa fez o pedido para retirar também a Eataly. Agora para os próximos passos da empresa, é necessários esperar o parecer do juiz.

Fundada em 2015, a SouthRock se especializou no desenvolvimento de restaurantes de aeroportos, por meio da Brazil Airport Restaurants (BAR), e em grandes marcas consolidadas fora do Brasil, como Starbucks, Subway e Eataly.

A gestora fechou um acordo de licenciamento com a Starbucks em 2018, para ser operadora exclusiva das unidades da marca no país, e, em maio de 2022, assumiu a gestão do Subway.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.