Por:

Natura vende lojas The Body Shop

Natura consegue vender marca de lojas | Foto: Divulgação

A Natura&Co anunciou um acordo vinculante para vender a rede de lojas de cosméticos The Body Shop por cerca de US$ 254 milhões (cerca de R$ 1,24 bilhão) para a gestora alemã de investimentos Aurelius Investment. De acordo com o comunicado divulgado em fato relevante, o pagamento deve ser feito em cinco anos. Há dois meses, a Natura já havia anunciado que avaliava a venda da marca britânica, fundada pela ativista Anita Roddick em 1976, que levantou como bandeiras o fim dos testes de cosméticos em animais e a defesa do meio ambiente.

A marca tem cerca de 2,8 mil lojas em mais de 70 países, vendendo produtos para cabelo, rosto, corpo e maquiagem. O Aurelius se apresenta como um grupo "focado na criação de valor através da melhoria operacional de empresas com potencial de desenvolvimento". Com escritórios na Alemanha e no Reino Unido, a instituição afirma em seu site já ter feito investimentos em mais de 100 empresas de "diversas geografias, indústrias e setores" e possui recursos de caixa líquidos para investimentos de mais de £ 200 milhões (R$ 1,2 bilhão).

Na avaliação da Natura&Co, a The Body Shop -que já foi ícone de cosméticos sustentáveis, com uma postura ativista sobre o consumo de produtos de beleza-, envelheceu e precisa ser repaginada. Mas a multinacional brasileira não quer ser responsável por este trabalho. Depois de um forte movimento de expansão, a empresa está procurando se concentrar nas suas duas grandes marcas: Natura e Avon.

A The Body Shop, que passou às mãos da L'Oréal em 2006, foi vendida para a Natura em 2017. Em abril, a L'Oréal comprou a australiana Aesop da brasileira por US$ 2,53 bilhões (R$ 12,7 bilhões). À época, o presidenta da Natura&Co, Fabio Barbosa, disse que o negócio teve o objetivo de "desalavancar" a companhia, que estava com alto nível de endividamento.

Além da negociação da The Body Shop, a Natura&Co divulgou o balanço do terceiro trimestre, que apontou lucro líquido de R$ 7 bilhões, revertendo o prejuízo de R$ 560 milhões sofrido um ano antes, impulsionada pela conclusão da venda da marca Aesop no período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.