Por:

Streaming chega a 43,4% de casas

Os serviços de streaming de vídeo estavam presentes em 43,4% dos domicílios com aparelhos de TV no Brasil em 2022. A conclusão foi feita pelo IBGE. Em termos absolutos, o percentual de 43,4% correspondia a 31,1 milhões de lares em um universo de 71,5 milhões de endereços com TV no país. Os serviços pagos de streaming de vídeo são ofertados por plataformas diversas, como Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay e Disney .

O IBGE, contudo, não detalha os nomes das empresas no levantamento. O percentual de domicílios com TV onde não havia acesso a streaming foi estimado em 56,6% em 2022, o equivalente a 40,4 milhões. Esta é a primeira vez que o instituto analisa o tema em um módulo da Pnad Contínua sobre TIC. Por isso, não há dados comparáveis de períodos anteriores. A investigação do tema ocorreu no quarto trimestre de 2022.

A renda média mensal per capita (por pessoa) foi estimada em R$ 2.454 nos domicílios com streaming de vídeo pago. Isso representa mais do que o dobro do rendimento médio nos lares sem o serviço (R$ 1.140). As plataformas de streaming passaram a ser vistas como concorrentes dos pacotes de TV por assinatura, que perderam participação no país, segundo o IBGE. No ano passado, 27,7% dos domicílios com televisor tinham acesso aos serviços de TV por assinatura. A proporção correspondia a 19,8 milhões de endereços em um universo de 71,5 milhões.

O ano de 2022 foi o segundo ano consecutivo em que o percentual dos serviços de TV por assinatura ficou abaixo de 30%. A proporção era de 27,8% em 2021. Em 2016, ano inicial da série histórica do IBGE, a TV por assinatura estava presente em 33,9% dos domicílios com televisor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.