Por:

Governador do RJ defende uma reforma tributária mais simples

Castro com os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Renato Casagrande (ES), Helder Barbalho (PA) e o mediador do debate | Foto: Governo do Rio

Durante evento do BTG Pactual, o governador Cláudio Castro defendeu uma reforma tributária mais simples e com menos custos para o Brasil. O tema foi um dos destaques do Macro Day 2023, que aconteceu nesta segunda (6), em São Paulo.

Segundo o governador, o modelo atual dificulta o crescimento econômico de todo o país, mas é preciso rever a criação do Conselho Federativo, que se torna uma instância de poder, gerando mais burocracia.

"Sou à favor da reforma tributária, inclusive, consegui votos importantes para a aprovação na Câmara dos Deputados. Mas há pontos a serem ajustados. No caso do conselho, o ideal é que o sistema funcione com inteligência artificial: o Estado arrecada mais, recebe um montante maior. Acho que uma câmara de compensação é simples. E quem não compensar desconta o FPE (Fundo de Participação dos Estados) do mês seguinte", ressaltou Castro.

Segurança pública

No debate, Castro também falou sobre os avanços e os desafios da segurança pública. O governador destacou a importância da GLO (Garantia da lei e da ordem) no patrulhamento de fronteiras, que são de responsabilidade do governo federal, e da parceria da União no combate à lavagem de dinheiro.

"A segurança é um desafio de todos. Não é um problema pontual. As máfias e narcomilícias usam o sistema financeiro nacional para a lavagem de dinheiro. Por isso, criamos o Comitê Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos, que começa a funcionar nesta quarta-feira. Temos que controlar ainda os tráficos de armas e de drogas nas fronteiras. Por isso, fiz o pedido para o presidente Lula", explicou o governador.

Também participaram do evento os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do Espírito Santo, Renato Casagrande; e do Pará, Helder Barbalho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.