Por:

Golpistas usam o programa Voa Brasil

Novo golpe do Voa Brasil rouba dinheiro de vítimas | Foto: Divulgação

Golpistas estão usando o nome do programa Voa Brasil, que o governo federal ainda nem lançou, para roubar dados e dinheiro de vítimas. O esquema usa o nome do programa que terá venda de passagens aéreas por até R$ 200 e direciona as vítimas a sites fraudulentos, cujos links são divulgados em vídeos e anúncios em redes sociais e patrocinados em mecanismos de busca na internet.

No golpe, os criminosos enganam o consumidor anunciando que o programa já começou. Ao clicar no site, a vítima é levada a um chat para fazer um cadastro, fornecendo dados pessoais. O portal informa a vítima que seu CPF "cumpre os requisitos para aderir ao Voa Brasil".

"Os contemplados do programa vão ter direito a quatro passagens áreas por ano pagando apenas R$ 200, com ida e volta. Lembrando que você só precisará renovar a adesão ao programa de cinco em cinco anos", diz o site falso. Os critérios do programa ainda não estão definidos pelo governo federal. Ao seguir adiante, a vítima é convidada a gerar um "guia de pagamento".

O pagamento deve ser realizado em até 30 minutos. O site ainda informa que o não pagamento da taxa irá cancelar a sua solicitação e sua vaga será liberada para outro "cidadão brasileiro". As taxas seriam referentes a "impostos, fiscalização da aviação civil e taxa de contribuição ao turismo brasileiro sustentável". A vítima é direcionada a outro portal que traz o nome do Voa Brasil em destaque, além da frase "uma iniciativa federal em parceria (sic) ao turismo".

Neste site, o cidadão paga um valor adiantado, via Pix ou cartão de crédito, para supostamente se cadastrar. A reportagem buscou pelos termos "Voa Brasil", "cadastro" e "app download", e encontrou sites fraudulentos ainda no ar e aplicativos falsos disponíveis para download na Google Play Store. Um dos portais falsos simula uma reportagem no site da CNN Brasil, com identidade visual do veículo. A falsa notícia criada pelos golpistas leva o leitor a links do chat e da suposta "compra" de passagens no programa.