Por:

Limite para o Santos Dumont

Tentativa de golpe: querem aumentar as operações do Santos Dumont de forma faseada. | Foto: Divulgação

por Guilherme Cosenza

Para tentar desafogar o Aeroporto de Santos Dumont no centro da cidade e voltar a encher mais o Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, o ministro Silvio Costa Filho, responsável pela pasta que cuida dos Portos e Aeroportos quer bater o martelo para o número máximo de passageiros no ano que o Santos Dumont deverá receber. Atualmente esse número gira em torno de 10 milhões de pessoas passando pelo aeroporto e segundo o ministro o ideal seria algo em torno de 6,5 milhões de pessoas.

Com isso, essas 3,5 milhões de passageiros à mais na conta estariam sendo realocadas para voos que seriam remanejados para o Galeão. O tema está sendo debatido com governadores e integrantes do setor aéreo. Se aprovada a medida, ela irá substituir a norma que está prevista para entrar em vigor em janeiro, que fixa uma distância máxima de 400 km do Santos Dumont para o voo de destino e de origem. Essa determinação consta em uma resolução de agosto do Ministério de Portos e Aeroportos.

A medida se aceita poderá trazer benefícios não só para os aeroportos como para as empresas, de varejo, alimento e transporte que estão nos dois aeroportos. Atualmente, o Santos Dumont passa o dia com um frequencia intensa de pessoas indo e vindo, tornando o trabalho locomoção tanto para quem chega como para quem sai um transtorno. Embora tenha o Shopping Bossa Nova Mall ao lado, muitas vezes, o fluxo intenso de pessoas acaba deixando o local quase impossível de transitar. Para quem necessita pegar o transporte de aplicativo, o transtorno na espera é realmente estressante e muitas vezes demorado por conta do trânsito caótico que fica na região.

Por outro lado, a chegada e facilidade de conseguir ir até o Santos Dumont acabou com o passar do tempo colocando o maior aeroporto do estado fluminense de lado, esvaziando consideravelmente o Galeão. Sendo um mau negócio para os comerciantes locais. A medida poderá mudar economicamente esse cenário.