Por:

ANS suspende venda de 38 planos de saúde

Lista das dez operadoras e dos 38 planos suspensos estão no site oficial da ANS | Foto: Divulgação

por Guilherme Cosenza

A procura por um plano de saúde que tenha valores acessíveis e um trabalho de qualidade, é cada vez mais difícil. Aliás, ao que tudo indica, quase impossível de se encontrar, tanto é que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou a suspensão da venda de 38 planos de saúde de dez operadoras. A medida começa a valer na próxima terça-feira (3). Conforme o órgão se pronunciou, a decisão foi tomada após as reclamações sobre a cobertura assistencial dos serviços no segundo trimestre.

Entretanto, essa suspensão faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha o desempenho do setor trimestralmente. A ação busca a proteção dos consumidores e possibilitar que os serviços sejam de qualidade. Para voltar a venda, os planos suspensos deverão melhorar os resultados do monitoramento. A lista dos planos suspensos pode ser conferida no site oficial da ANS.

"Ao todo, 394.313 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento", afirmou Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da agência. As reclamações feitas se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial. A partir desses relatos, as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas.

Segundo a ANS, foram registradas 58 mil reclamações no período de 1º de abril a 30 de junho de 2023. O órgão ainda divulgou uma lista de planos cuja venda poderá ser retomada. Neste ciclo do monitoramento, 12 convênios de seis operadoras terão a comercialização liberada novamente. Assimi como a lista de planos que foram suspensos, a lista dos que retomaram também está no site da ANS.