Por:

ParkJacarepaguá recebe selo LEED

Shopping recebe selo LEED por construção sustentável | Foto: Divulgação

por Guilherme Cosenza

A gigante de shoppings Multiplan conquistou o certificado Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), na categoria Building Design and Construction, com o último shopping lançado pela rede, o ParkJacarepaguá, localizado no bairro do Anil, zona oeste do Rio.

O selo tem como objetivo avaliar o desempenho ambiental de um edifício durante o ciclo de vida, e é reconhecido em 135 países, sendo o mais utilizado em todo o mundo. O título é o terceiro recebido pela Multiplan que já possui a certificação LEED para as torres comerciais ParkShopping Corporate, em Brasília, e Morumbi Corporate, em São Paulo.

"O certificado LEED é uma valiosa conquista, pois qualifica como sustentáveis todos os projetos e a construção do empreendimento. O ParkJacarepaguá, inaugurado em 2021, já nasce com o conceito de 'shopping do futuro'. Ele conta com 3.686 placas solares com capacidade para gerar até 1.594 MWh/ano, o equivalente ao consumo de 640 residências por ano, além de uma série de outros destaques sustentáveis", comenta Marcello K. Barnes, Vice-Presidente de Desenvolvimento Imobiliário da Multiplan.

O selo LEED é composto por um conjunto de categorias, cada qual com pré-requisitos definidos. São eles: localização e transporte, terreno sustentável, uso racional da água, energia e atmosfera, qualidade do ambiente interno, materiais e recursos, inovação em projeto, prioridades regionais e processo integrado.

Para obter o selo, é necessário atender a todos os pré-requisitos. O nível de certificação do projeto é definido de acordo com a quantidade de pontos obtidos. O ParkJacarepaguá é certificado nível Prata.

"Para nós da Multiplan é fundamental que os nossos empreendimentos tenham cada vez mais reconhecimentos tão importantes quanto o do LEED. Nosso intuito é gerar o menor impacto possível sobre o meio ambiente. Por isso, seguimos investindo em projetos ligados à sustentabilidade — ações que se mostrem eficientes tanto para o planeta, quanto para a população", afirma Vander Giordano, Vice-Presidente Institucional e de Compliance.