Cerca de 30% dos clientes do Bradesco podem chamar a inteligência artificial Bia pelo WhatsApp para fazer uma transferência via Pix. O banco começou a testar o recurso no começo do ano e pretende concluir o lançamento no fim de 2023, segundo o superintendente de inteligência e dados do Bradesco, Rafael Cavalcanti.
Por questões de segurança, as transferências feitas desta forma são limitadas a R$ 300 e aos contatos previamente registrados no aplicativo do banco. O cliente também precisa habilitar essa ferramenta antes de usá-la. No site ReclameAqui, entretanto, um cliente registrou queixa contra a empresa dizendo que o Pix pelo WhatsApp não requer senha.
A própria inteligência artificial do Bradesco, Bia, pode reconhecer transferências suspeitas para contatos recém-registrados para evitar fraudes, diz Cavalcanti. Caso o cliente faça uma transação com valores incorretos ou para o contato errado, o Bradesco diz que o cliente tem meios para contestar o Pix no próprio aplicativo do banco. O WhatsApp funciona apenas como meio de contato com a inteligência artificial do Bradesco e não tem responsabilidade sobre as transações. Desde junho, o Bradesco informa clientes via WhatsApp, a partir de mensagens da Bia, de compras suspeitas no cartão. Em agosto, o banco expandiu a funcionalidade para o Pix.
Cavalcanti afirma que qualquer funcionalidade bancária é acompanhada de risco. O banco precisa se certificar de que consegue oferecê-la com o mínimo possível de risco e ter recursos à disposição para corrigir eventuais falhas. O diferencial do banco foi um pioneirismo no investimento em inteligência artificial.