O Rio recebe, entre os dias 28, 29 e 30 de junho, no Hotel Fairmont, em Copacabana, a 22ª edição do Fórum Empresarial LIDE, cujo tema "O Futuro Econômico do Brasil". O evento as maiores empresas do país e autoridades públicas, para uma agenda nacional de debates sobre desenvolvimento socioeconômico, gestão, políticas públicas e sustentabilidade.
Painéis
Durante a manhã de quinta (29), a partir das 8h30, serão realizados dois painéis. O primeiro intitulado "O Rio e o Brasil: Turismo, serviços, emprego e renda" terá a participação de Cláudio Castro, governador do Rio; Eduardo Paes, do prefeito do Rio; Luiz Fernando Furlan, Chairman do LIDE; do João Doria, co-chairman do LIDE; Celia Pompeia; presidente do Grupo Doria e membro do Comitê de Gestão do LIDE; Vinícius Lummertz, ex-presidente da Embratur (2015-2018), ex-ministro do Turismo (2018-2019) e ex-secretário de Turismo de São Paulo (2019-2022); e Rafael Lucchesi do presidente do Conselho de Administração do BNDES, diretor de Educação e Tecnologia da CNI e Diretor-Geral do SENAI.
O segundo painel, "A Nova Visão Econômica do Brasil e seus Reflexos", está marcado para começar às 10h, com a participação do presidente da Firjan, Eduardo Gouvêa Vieira; do economista e do CEO do BTG Pactual, Roberto Sallouti; do presidente do Conselho da Multiplan, José Isaac Peres; e do CEO de Investimentos, Vida e Previdência da Sulamérica Seguros, Marcelo Mello.
À tarde, a partir das 14h30, acontece o terceiro painel "A Nova Realidade do Agro Brasileiro", com a participação do governadores Ronaldo Caiado (GO), Mauro Mendes (MT), Eduardo Riedel (MS) e Gladson Cameli (AC); do vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, Ingo Ploger; do presidente da John Deere América Latina, Antonio Carrere; do diretor da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, Mario Mantovani; e do presidente do Conselho de Administração da COCAMAR, Luiz Lourenço.
Encerramento
O terceiro e último dia tem abertura às 8h30, com a participação de Eduardo Paes, Fernando Furlan e João Doria. Em seguida, às 9h, o quarto painel "A Retomada da Infraestrutura e As Alternativas Energéticas", com o deputado federal, Júlio Lopes; o prefeito de Macaé, Welberth Rezende; o vice-presidente da Shell, Flavio Rodrigues; da diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Aparecida da Costa; do professor da PUC-Rio e diretor geral da ANP entre 1998 e 2001, David Zylbersztajn; do CEO do Grupo BBF, Brasil BioFuels, Milton Steagall; e do presidente da ENEL Brasil, Nicola Cotugno.
Às 10h00, será realizado o quinto painel "Segurança Jurídica Como Fator de Impacto em Novos Investimentos", com a participação do presidente em exercício do TCU, Vital do Rego; do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; da desembargadora do TJSP, Lia Porto; da presidente da Associação Paulista de Magistrados, Vanessa Ribeiro Mateus; do advogado e sócio-diretor do escritório Wald Advogados, Marcus Vinicius Vita; e do professor titular de direito civil da UNERJ e da FGV, Anderson Schreiber.
À tarde, os dois últimos painéis do Fórum: às 14h30, terá o tema "Combatendo a Pobreza, Investindo na Educação e Protegendo a Saúde", com a participação do diretor Técnico Científico do Hemocentro de Ribeirão Preto, Dimas Costa; do presidente do LIDE Empreendedorismo Social, Fundador e CEO da ONG Gerando Falcões, Eduardo Lyra; da diretora da FIOCRUZ, Margareth Dalcolmo; do Secretário da Educação do Estado do Pará, Ministro da Educação (2018), secretário de Educação do Estado de São Paulo (2019-2021) e membro do Comitê de Gestão do LIDE, Rossieli Soares; e do fundador da CUFA, Preto Zezé. Às 16h, o último painel "Igualdade e Crescimento Regional Como Fatores de Paz e Desenvolvimento", com os governadores Claudio Castro (RJ), Wilson Lima (AM), Eduardo Leite (RS) e Fátima Bezerra (RN). O encerramento está previsto para às 18h de sexta (30), com Claudio Castro, Luiz Fernando Furlan, e do presidente do LIDE Conteúdo, Carlos José Marques.