Startup brasiliense leva análise territorial à COP30

Empresa apresenta soluções para gestão fundiária na Amazônia

Por Mateus Lincoln - BSB

Empresa do DF se destaca ao integrar tecnologia de dados com ações de regularização fundiária

A Terra Analytics participou de um painel na Blue Zone da COP30 sobre governança fundiária e ambiental e mercado de carbono no Brasil. A empresa apresentou sua plataforma de análise territorial usada em processos de regularização fundiária e em ações de monitoramento ambiental. O debate abordou a fragilidade fundiária na Amazônia como entrave para reduzir o desmatamento e assegurar a integridade de projetos de carbono.

A ferramenta da startup reúne dados sobre relevo, clima, situação fundiária, infraestrutura, regularidade ambiental e uso da terra. Os relatórios e painéis interativos apoiam decisões de órgãos públicos e privados e aceleram o cadastro ambiental. A plataforma também contribui para iniciativas de restauração e para o avanço das políticas nacionais voltadas ao mercado de carbono.

A empresa foi a primeira a mapear áreas rurais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul em 2024 e a analisar impactos de normas recentes sobre acesso a crédito agrícola. A solução é utilizada por órgãos federais e por grandes empresas e está em negociação de parceria com instituições do Paraguai. Na COP30, o Brasil lançou ainda uma coalizão internacional para troca de informações sobre mercados regulados de carbono.