Por: Affonso Nunes

Gal é sempre Gal

Tim Bernardes, Gal Costa e Rubel no último show da inesquecível cantora | Foto: Divulgação

Três singles extraídos da última apresentação de Gal Costa chegam às plataformas digitais, antecipando o lançamento do álbum "As Várias Pontas de uma Estrela (Ao Vivo no Coala)", com lançamento previsto para 17 de outubro pela Biscoito Fino. Os registros preservam a energia da histórica performance no Coala Festival de 2022, quando a cantora celebrou 56 anos de carreira fonográfica.

Os singles trazem colaborações especiais: Rubel divide vocais em "Como 2 e 2" (Caetano Veloso) e Tim Bernardes em "Vapor Barato" (Jards Macalé/Waly Salomão). Completa o trio "Brasil" (George Israel/Nilo Romero/Cazuza), primeira gravação ao vivo de Gal para esta canção que se tornou uma de suas interpretações mais marcantes.

O álbum trará composições de Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e Tom Jobim, incluindo lados B da discografia da artista baiana. A Biscoito Fino lançará simultaneamente o audiovisual completo do show.

Gal Costa iniciou sua carreira em 1965 com o compacto "Maria da Graça", tornando-se uma das vozes mais singulares da música brasileira. Ao longo de mais de cinco décadas, lançou 31 álbuns de estúdio e 9 álbuns ao vivo. Em 1969, lançou seu primeiro álbum solo homônimo, marco do movimento Tropicália com influências de psicodelia e bossa nova. Durante o exílio de Caetano Veloso e Gilberto Gil na Inglaterra, foi ela quem deu cara e voz ao Tropicalismo.

Além das colaborações constantes com Caetano e Gil, Gal gravou canções de Chico Buarque e Tom Jobim. Com sua afinação impecável, era capaz de transmitir delicadeza e potência nas canções que abraçava. em cada canção ando clássicos que marcaram gerações e que se tornavam clássicos da MPB. O álbum "Gal Tropical" (1979) foi um de seus maiores sucessos comerciais tornando faixas como "Balancê" e "Força Estranha" sucessos incontornáveis. Gal faleceu em 9 de novembro de 2022, menos de dois meses após o show no Coala, deixando uma lacuna impossível de ser preenchida.