Maratona afirmativa na telinha
Programação especial de 12 horas no Canal Brasil exibe 11 obras sobre cultura negra nesta segunda-feira
O Canal Brasil estreia nesta segunda-feira (25), a partir das 20h, a faixa Negritudes, programação especial de 12 horas consecutivas dedicada à cultura negra brasileira. A abertura fica por conta da estreia do longa-metragem "A Festa de Léo", de Luciana Bezerra e Gustavo Melo, ambientado na Favela do Vidigal.
O filme retrata a história de Rita, mãe que prepara a festa de 12 anos do filho Léo. No dia da comemoração, ela descobre que Dudu, pai do menino e dependente químico, roubou o dinheiro da festa e contraiu dívidas na comunidade que podem lhe custar a vida. Rita precisa encontrar uma solução para salvar Dudu e realizar o sonho de comemorar o aniversário do filho.
A programação inclui ainda "7 Cortes de Cabelo no Congo", também de Bezerra, Pedro Rossi e Gustavo Melo, que acompanha uma comunidade de imigrantes congoleses em Brás de Pina. O ponto de encontro é a barbearia de Fernando Mupapa, onde discutem assuntos diversos, desde futebol até a situação política em seu país de origem.
"Mundo Novo", de Álvaro Campos, apresenta um casal inter-racial que decide comprar apartamento no Leblon após o isolamento da pandemia. O documentário "Cidade de Deus - 10 Anos Depois", de Cavi Borges e Luciano Vidigal, mostra as transformações dos atores do filme original, indicado a quatro categorias do Oscar.
A faixa exibe também "Favela Gay", de Rodrigo Felha, sobre a comunidade LGBT nas favelas cariocas, e episódios do programa "O Bagulho é Doido", apresentado por MV Bill na Cidade de Deus, com entrevistas sobre violência policial, espaço do negro na sociedade e descriminalização das drogas.
O longa "Maria", de Iberê Carvalho, conta a história de uma segurança de Brasília que sonhava ser cantora e faz de tudo para que a filha consiga estrear no teatro musical. A programação encerra com o show "Seu Jorge - América Brasil", dirigido por Mariana Jorge, com letras que retratam o cotidiano brasileiro.