Corpo de Francisco Cuoco é velado com presença de fãs em São Paulo

Sepultamento de eterno galã será às 16h

Por Leonardo Sanchez (Folhapress)

Francisco Cuoco em cena no Teatro Vivo, em São Paulo, durante estreia da peça 'Uma Vida no Teatro'

A despedida de Francisco Cuoco, morto aos 91 anos, começou cedo nesta sexta-feira (20). O corpo do ator já estava na Casa Daphnis de Freitas Valle, casarão histórico onde hoje funciona uma funerária, nos arredores da avenida Paulista, às 7h, quando o velório estava marcado para começar.

Houve demora no preparo da sala, porém, e a cerimônia só teve início cerca de 30 minutos depois. Cuoco é velado por seus familiares, que não autorizaram fotografias da ocasião.

Os primeiros fãs chegaram ao velório, aberto ao público, por volta das 8h10. Eles completavam o circuito montado pela funerária com rapidez e deixavam o local alguns, em boa parte mulheres mais velhas, visivelmente emocionados. 

"Eu assisti a todas as novelas dele, desde os anos 1970. Ele era tudo de bom. Lembro muito do programa Só o Amor Constrói, da novela Selva de Pedra. Essa foi demais", diz a aposentada Alice Gonzaga de Jesus, de 69 anos.

"Eu tenho 60 anos, então acompanhei ele desde muito cedo. Estava de passagem por São Paulo e vim me despedir", diz Solange Sato, que trabalha na área da saúde em Curitiba.

Três viaturas da GCM, a Guarda Civil Metropolitana, ficaram posicionadas em frente ao casarão da Bela Vista, na zona oeste de São Paulo, ao longo da manhã, para acompanhar a movimentação. Não havia, porém, grande aglomeração de fãs ou curiosos.

Um dos maiores galãs da televisão brasileira e figura indissociável das telenovelas, astro de folhetins como "Selva de Pedra" e "Pecado Capital", Cuoco morreu depois de passar cerca de 20 dias internado no hospital Albert Einstein.

O ator paulistano sofria de diversos problemas de saúde e estava sedado depois de contrair uma infecção causada por um ferimento. A causa da morte foi uma falência múltipla dos órgãos.

O velório deve se encerrar às 15h, quando o corpo será encaminhado para cerimônia de sepultamento reservada a amigos e familiares e marcada para as 16h.

Cuoco deixa três filhos, Rodrigo, Diogo e Tatiana, que mora em Londres e veio visitar o pai no hospital, mas quando ele já estava sem consciência.