O sonho resiste no morro
Musical 'Moleque - O Morro canta Gonzaguinha' estreia em palcos cariocas com história de superação embalada por clássicos da MPB
Inspirado na obra de Gonzaguinha, o musical "Moleque - O Morro canta Gonzaguinha" estreia no Teatro Nathalia Timberg, na Barra da Tijuca, para curta temporada entre os dias 23 de maio e 8 de junho. O espetáculo traz uma trama original ambientada no Morro de São Carlos, costurada por canções emblemáticas do compositor, como "Espere por mim, Morena" e "E Vamos à Luta".
O enredo acompanha Luizinho, o "Moleque", jovem sonhador criado por pais adotivos e pela avó, que deseja se tornar artista e preservar suas raízes. A história ganha fôlego quando o barracão da escola de samba da comunidade é destruído por um incêndio, desafiando o protagonista e sua família a escolher entre desistir ou recomeçar. Com 25 artistas em cena, o musical combina realidade social, afetos familiares e juventude em busca de identidade.
Filho do rei do baião, Luiz Gonzaga, e da cantora Odaléia Guedes dos Santos, Gonzaguinha (1945-1991) foi um dos artistas mais combativos da MPB. Criado por uma madrinha após a morte da mãe, construiu uma obra marcada pelo engajamento político, crítica social mas sua escrita romântica é marcante em seu cancioneiro. Sua trajetória de sucesso começa anos 1970, período da ditadura militar, com músicas como "Comportamento Geral", "Explode Coração" e "O Que É, o Que É?".
O texto é assinado por Nanan Gonzaga, Rafaela Amado e Paula Sandroni. A direção geral é de Rafaela Amado, com direção musical de Anna Hannickel. Para a diretora, a peça é "um retrato emocionante de resistência, música e amor", que homenageia os verdadeiros "artistas da vida" com suas dores e desamores.
SERVIÇO
MOLEQUE - O MORRO CANTA GONZAGUINHA
Teatro Nathalia Timberg (Av. das Américas, 2000 - Barra da Tijuca)
De 23/5 a 8/6, às sextas e sábados (20h) e domingos (19h)
Ingressos: R$ 100 e R$ 50 (meia)