Por: Rodrigo Fonseca | Especial para o Correio da Manhã

Confete, serpentina e calça jeans

As confecções da cidade de Toritama em cena do longa documental de Marcelo Gomes | Foto: Divulgação

Meses depois de ter brilhado no exterior, com a passagem de "Retrato De Um Certo Oriente" pelo festival de Roterdã, o diretor pernambucano Marcelo Gomes ganha novos holofotes, os da TV aberta, com a projeção de seu "Estou Me Guardando Para Quando O Carnaval Chegar" na telinha. A transmissão será nesta quinta, às 21h30, na TV Brasil, emissora que renovou sua grade cinematográfica. Noite após noite ela vem exibindo títulos premiados.

A produção que leva Marcelo aos dispositivos documentais foi laureado com a menção honrosa do festival É Tudo Verdade, por onde passou logo após sua passagem pela mostra Panorama da Berlinale 2019. Dois anos antes disso, seu realizador passou por lá em concurso pelo Urso de Ouro, com "Joaquim" (2017), um "Game of Thrones" sobre Tiradentes.

Aula de geografia dos afetos, "Estou Me Guardando Para Quando O Carnaval Chegar" segue uma toada mais branda, em sua excursão pela capital brasileira da calça jeans: Toritama, que fica em Pernambuco. Gomes constrói sua narrativa com foco na observação de ritos a partir de uma passagem curta de horas (ou dias, tanto faz) que sintetizem sensorialmente a rotina daquela localidade. Sorrisos e gestos de preguiça contam, às vezes, mais do que palavras, com destaque para a sequência em que a câmera faz um corpo a corpo com a imagem de um pequeno empresário que confecciona cortes muito particulares de jeans, usando-se como modelo vivo de suas peças.

Numa mirada etnográfica, Gomes consegue transformar o que parecia ser um filme sobre trabalho (e sobre a mais valia marxista) numa reflexão existencial acerca das estratégias que temos de apreensão e fruição do Tempo. Em Toritama, o povo não quer ter patrão.

Neste sábado, a TV Brasil exibe "Brasil Animado", de Mariana Caltabiano, às 14h, oferecendo uma mirada divertida sobre o país a seus espectadores. É uma animação que viaja por todo o território desta pátria à cata de nossas diversidades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.