Um DF de opções de lazer
Confira atrações culturais em todas as regiões da cidade
FESTIVAL
Festival de Circo do Futuro
Entre a ancestralidade do riso e a reinvenção dos corpos, nasce o Maximus - Festival de Circo do Futuro, de 9 a 12 de outubro no Sesc Ceilândia, com entrada gratuita. O festival celebra a história do circo e projeta novos caminhos para a arte que desafia a gravidade. Com o tema "Circo do Futuro", reúne linguagens diversas: do circo tradicional ao contemporâneo, com artistas do DF, de outros estados e internacionais do Chile e México. O público terá espetáculos adultos e infantis, cabarés, cine-circo, performances e workshops, ocupando o Sesc e áreas públicas. Informações e inscrições: @maximus.festival.
Festival Candangueria
A Praça do Respeito, no Taguaparque, se transforma em ponto de encontro cultural nos dias 11 e 12 de outubro com o Festival Candangueria, iniciativa do IECB em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. A programação gratuita reúne música, artes visuais, exposições, oficinas, brinquedos infláveis e arena gamer, voltada para todas as idades. Entre os destaques musicais estão DJ Fagner Souza, Groove do Bem, Disco N' Funk, Lethal Breaks, Banda Art Sublime, Maba, Carol Senna, Alberto Salgado e Banda Imagem. O evento prioriza acessibilidade, inclusão e valorização da cultura candanga, com entrada livre e cooler permitido.
LANÇAMENTO
Estreia de DOC
Já está disponível no YouTube o documentário "Verônica Moreno e o Teatro da Transformação", da ARA Filmes, que homenageia a atriz, diretora e professora do DF. A obra resgata sua trajetória, a criação do festival homônimo e sua contribuição para o teatro em Samambaia e no DF, celebrando memória, arte e transformação social, e mostrando os desafios e conquistas da produção cultural local.
Obra literária
No dia 21 de outubro, às 14h30, será aberta no Espaço Cultural Athos Bulcão (foyer do plenário da CLDF) a exposição que retrata mulheres que romperam o ciclo da violência de gênero, reunindo imagens e relatos impactantes de sobreviventes. A mostra segue até 14 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 19h.
Livro "Esplendor"
O livro "Esplendor", de estreia da artista e escritora Maria Carolina Machado, ganha novo lançamento em 11 de outubro, às 17h, na Casa Luar, em São Sebastião. A obra combina prosa, poesia e fluxos de consciência, explorando maternidade, sexualidade e experiências do corpo, revelando a criação artística e política feminina.
TEATRO
Espetáculo "Invisível"
O monólogo "Invisível" aborda a violência em relacionamentos homossexuais e será apresentado nos dias 17, 18 e 19 de outubro, no Teatro Brasília Shopping. João Côrtes interpreta Eduardo e Michel, mostrando o impacto do abuso psicológico e físico. Texto de Moisés Bittencourt e direção de Fernando Gomes, o espetáculo provoca reflexão sobre preconceito, silêncio e empatia.
Espetáculo "Crisálida"
Nos dias 11, 12 e 18 de outubro, o espetáculo "Crisálida" retorna aos palcos de Planaltina com humor, música ao vivo e magia. Dirigido pela Trupe Por Um Fio, o circo poético combina bonecos, luzes e personagens encantadores. Entrada gratuita, sessões com Libras, assistência a pessoas com baixa mobilidade e audiodescrição em algumas apresentações.
INAUGURAÇÃO
Ana Bah Brechó inaugura unidade
A empreendedora Ana Paula Pereira Rodrigues, a Ana Bah, inaugura neste sábado (11), das 9h às 18h, sua nova unidade em Sobradinho, na Quadra 08/10, CL 4. O espaço de 700 m², voltado à moda sustentável e economia circular, terá coquetel, sorteios e atrações para toda a família. Com cerca de 2 mil peças, o brechó aposta em consumo consciente, garimpo de roupas e eventos trimestrais.
EXPOSIÇÃO
Memórias migrantes
Até o próximo mês, o Museu Vivo da Memória Candanga recebe a exposição "Memória Migrante - Mostra Acervo Poético", com histórias de mulheres migrantes que ajudaram a construir Brasília. A programação inclui mais de 80 relatos em vídeo, minidocumentário, espetáculo de teatro de objetos, oficinas de tricô, rodas de conversa e visitas mediadas com LIBRAS e audiodescrição, promovendo acessibilidade, troca de saberes e preservação da memória afetiva das pioneiras da cidade.
Mostra do Macabro
Até novembro o CCBB Brasília apresenta "Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo", retrospectiva com 28 longas-metragens dirigidos por mulheres de diversas nacionalidades. Gratuita, a mostra inclui filmes de pioneiras e diretoras contemporâneas, debates, cursos e sessões comentadas. O público poderá assistir às obras com recursos de acessibilidade, refletindo sobre o papel feminino no cinema de horror e sua contribuição histórica e cultural.
MAB Educativo
O Museu de Arte de Brasília apresenta durante este mês de outubro a exposição "Encantarias", imersão nos folguedos populares brasileiros, com figurinos, bonecos, máscaras, música e sabores típicos. O MAB Educativo promove contações de histórias, visitas mediadas e oficinas de práticas artísticas para crianças, incluindo cordel e brinquedos recicláveis. Também há encontros com professores, visitas bilíngues e atividades inclusivas com Libras e material em braile.
SHOW
Vinícius Vianna
Após grande circulação pela cidade do projeto Violão do Vianna Convida, do músico Vinícius Vianna, a iniciativa chega a sua última apresentação. A proposta une duas importantes manifestações musicais da cultura brasileira: o Choro e o Samba, com a proposta de valorizar e disseminar esses Patrimônios Culturais. A apresentação será no Restaurante Uai Sô na região de Vicente Pires, no sábado, dia 11 de outubro, às 12h30. A convidada especial é a flautista Thanise Silva, e o regional é formado por Jéssica Carvalho (pandeiro) e Mariana Sardinha (cavaco). Entrada franca (pede-se 1kg de alimento não perecível).