MFL: aonde o cinema é livre!
CCBB-RJ recebe mostra de filmes independentes
A maior mostra de cinema do Brasil focada na produção independente está de volta. Entre os dias 8 e 31 deste mês, a MFL (Mostra do Filme Livre) chega à sua 21ª edição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) com a exibição de mais de 170 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros, formatos e regiões do Brasil. E traz novidades como a realização de um mercado para seus filmes, visando a difusão deles de forma comercial e cultural (Cineclubes), além do curso "Das Garagens para o Mundo", com o crítico e cineasta Marcelo Ikeda. Depois da temporada carioca, o evento segue para o CCBB SP em fevereiro e no mês seguinte ocorrerão as premiações baseadas no voto popular. O evento é inteiramente gratuito.
A 21ª MFL é dedicada à memória do cineasta mineiro Sylvio Lanna (1944/2024), relevante cineasta livre, ícone do Cinema Marginal, diretor do clássico "A sagrada família", filme de 1970.
O homenageado desta edição é o cineasta e escritor Roberto Moura, que vai apresentar seu longa "Katharsys - Histórias dos anos 80" , que demorou mais de 30 anos para ser finalizado, sendo o último longa de Grande Otelo.
Moura fundou a produtora Corisco Filmes na década de 1970, com a qual realizou filmes, programas de televisão, exposições, pesquisas e publicações. A partir dos anos 1990 atuou como professor de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem trabalhado sobre o encontro da cultura popular com a indústria cultural no Rio de Janeiro e, particularmente, sobre temas do cinema brasileiro. Além do longa, Moura vai exibir seis curtas feitos em 35mm, remasterizados em digital recentemente, como "Chega de Demanda - Cartola", com e sobre o genial compositor que era amigo do cineasta.
As sessões da MFL, tradicionalmente, destacam o melhor da produção nacional, a exemplo da sessão Panoramas Livres, com a diversidade e a qualidade da produção independente. Já a sessão Mundo Livre traz filmes feitos no exterior por brasileiros. A Caminhos apresenta filmes de escola. Filmes sobre outros artistas poderão ser vistos na Biografemas, enquanto a sessão Sonoras exibe variados processos de experimentações entre cinema e música.
Mas a MFL não para por aí. Há ainda a sessão Autorias, com filmes de artistas renomados na trajetória da mostra como Fábio Rogério, Ivan Cordeiro e Fábio Carvalho. A Territórios, abre espaço para lugares de fala e pertencimentos. A querida Mostrinha Livre inclui a garotada com filmes para crianças de várias idades. A sessão Pílulas, com 16 curtinhas de até 5 minutos tem rolado todos os anos, com sucesso. A produção do Rio de Janeiro também é destaque com três sessões da Cena Rio, com oito curtas, médias e longas locais.
O cinema mais radical e todo seu experimentalismo também tem seu canal na Mostra do Filme Livre, mais precisamente na Cabine Livre, que vai acontecer em parceria com a Cavideo, na sala 4 do Estação Net Botafogo, exibindo tais filmes em looping.
O multiartista Dellani Lima exibirá na mostra seu último curta "Res Pvblica" e seu longa "As faces do Mao", feito em parceria com Lucas Barbi na direção. Já o também multiartista Petrônio Lorena apresenta no RJ a sessão Nordestes Poéticos, com curtas históricos da cena pernambucana.
Sessões acessíveis também estão programadas, como a dos longas "Não Existe Almoço Grátis" e "Mais Um Dia, Zona Norte", que serão exibidos com audiodescrição (via fone de ouvidos) e legendagem descritiva. E pela primeira vez o evento terá curadoria de pessoas com deficiência auditiva, que vai selecionar curtas com libras e legendagem descritiva.
Buscando a valorização dos filmes que exibe e sua maior visibilidade Brasil adentro, este ano a MFL vai promover, com apoio da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, o Mercado MFL (MMFL), nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, nos cinemas do CCBB. A abertura será com o debate "Difusão cultural e comercial hoje no Brasil", nos dias seguintes vão acontecer rodadas de negócios entre os filmes do evento e possíveis compradores para TV, salas de Cinema e Internet. A ação Cineclubes Livres também vai voltar, com os filmes da MFL sendo exibidos em cineclubes do RJ em julho/agosto de 2025.
O curso "Das garagens para o mundo", ministrado pelo crítico, escritor e professor de cinema da Universidade Federal do Ceará, vai acontecer no cinema 2 durante o Mercado MFL nos dias 17, 18 e 19 de janeiro. O curso é baseado no livro homônimo em lançamento no RJ e em SP na MFL. As inscrições para o curso serão pelo site do evento, onde também estão as informações, fotos e trailers de todos os filmes da 21MFL.
SERVIÇO
21ª MOSTRA DO FILME LIVRE
De 8 a 31/1
Centro Cultural Branco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro)
Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88)
Programação completa: https://acesse.dev/uzn4A
Entrada franca