Por: Rodrigo Fonseca | Especial para o Correio da Manhã

O que ler na virada?

Quadrinhos 26/12/2023 | Foto: Divulgação

Quadrinhófilo que se preza pediu gibi de Natal. Uns ganharam coisa boa. Outros, não. Mas as bancas, gibiterias e livrarias estão apinhadas de atrações imperdíveis. Confira alguns cults das artes gráficas.

DYLAN DOG & BATMAN: Uma união rara entre a DC Comics e a Sergio Bonelli Editore, que põe o Homem-Morcego ao lado do Investigador do Pesadelo para tentar deter uma investida letal do Coringa em Londres, gerando uma praga zumbi. John Constantine, bruxo com fortes laços com o Demônio, serve de coadjuvante de luxo para a trama. Roberto Recchioni assina os roteiros. Já os desenhos trazem a grife da dupla Werther Dell'Edera e Gigi Cavenago.

XAVECO: VITÓRIA (GRAPHIC MSP): O tempo das humilhações acabou! Chega de ser sempre o coadjuvante, o reserva, o segundo melhor amigo. Neste álbum cheio de bossa de Guilherme de Sousa, o parceirão do Cebolinha, criado há 60 anos, tem chance de virar protagonista, numa trama em que passa sua vida do avesso.

SUPERGIRL: A MULHER DO AMANHÃ: Graças à arte exuberante da desenhista Bilquis Evely, esta minissérie compilada aqui pela Panini num só volume fez sucesso de venda nos EUA e concorreu ao Prêmio Eisner, o Oscar das HQs. Sua protagonista, Kara Zor-El, passou por muitas aventuras épicas ao longo dos anos, mas hoje acredita estar sem propósito. Para onde vá, as pessoas só a veem como prima do Superman. Até que tudo muda, quando uma garota alienígena a procura para uma missão de vingança contra os vilões que exterminaram seu planeta. Agora, uma kryptoniana, um cachorro e uma criança com o coração partido partem para o espaço em uma jornada que mudará suas vidas. O roteiro é do aclamado Tom King.

ÁRDUO AMANHÃ, de Eleanor Davis: A autora dessa HQ da editora Tordesilhas ganhou o LA Times Booker Prize por um estudo precioso sobre o limite entre inércia e resiliência numa narrativa que celebra a união, na amizade e no amor. Sua protagonista, Hannah, uma cuidadora de idosas, que anda cheia de dúvidas em suas cabeças, é "a" personagem de quadrinhos do ano em nossas livrarias. Seu namorado é maconheiro profissional que vive da erva e sonha finalizar uma casa do campo, para plantar legumes e cânhamo. Já Hannah só quer ter um bebê. Mas a vida anda cruel com seu desejo. O traço de Eleanor é de uma elegância modiglianesca.

A LENDA DE MUSASHI: Como viver sem mangás? Eis a resposta que nos faz adorar o filão, vindo do Japão. Mamoru Sasaki (1936-2006) e o lendário Goseki Kojima (1928-2000) se unem para imaginar como teria sido a fase da maturidade - praticamente desconhecida - do lendário espadachim nipônico Miyamoto Musashi, surpreendentemente repleta de angústias e inquietações, e seu papel em diversos episódios históricos na turbulência política e religiosa que marcou o Japão do século XVII. Mais um certo da Pipoca & Nanquim.

GRENDEL OMNIBUS VOL. 1: A Mythos vai fazer muita gente chorar ao resgatar as tramas que fizeram de Matt Wagner um dos pilares da cena independente (porém, pop) do quadrinho americano nos anos 1980 e 90. Temos aqui um compiladão das aventuras de Hunter Rose, um escritor que sai pelas ruas mascarado e se torna um líder do crime. O álbum conta com um trabalho gráfico primoroso em preto, branco e vermelho.

ESPELHO MEU: O roteirista e editor Alexandre Callari, do brilhante "Arena", está de volta à criação autoral pelas veredas do terror, desta vez ao lado do artista Robson Moura para contar uma labiríntica história de paranoia, ira e perdas. Em sua trama, a atriz Laura Brondi já teve o mundo aos seus pés. Ela foi protagonista de novela, estrela de diversos filmes e inspirou toda uma geração quando jovem, mas, agora, sua vida não vai muito bem. As boas ofertas de trabalho diminuíram conforme a idade pesava em seus ombros. Ela precisa encarar um divórcio litigioso por parte de um ex-marido que quer tirar o pouco de dinheiro que lhe restou. E, acima de tudo, Laura sente que é um anacronismo num mundo em que a exposição nas mídias sociais se tornou uma nova regra para alcançar o sucesso. Mas uma série de fatos que desafiam qualquer explicação começam a ocorrer com ela. Será um toque do Além?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.