Por: Rodrigo Fonseca | Especial para o Correio da Manhã

Natal em balõezinhões

| Foto: Fotos Divulgação

Por

Já é Natal para o mercado de quadrinhos: à espera da chegada do Bom Velhinho, o mercado se aquece com procura por títulos encadernados e gibis mensais. Confira a seguir uma leva de leituras imperdíveis para pedir ao Papai Noel.

SUPERGIRL: A MULHER DO AMANHÃ: Graças à arte exuberante da desenhista Bilquis Evely, esta minissérie compilada aqui num só volume fez sucesso de venda nos EUA e concorreu ao Prêmio Eisner, o Oscar das HQs. Sua protagonista, Kara Zor-El, passou por muitas aventuras épicas ao longo dos anos, mas hoje acredita estar sem propósito. Para onde vá, as pessoas só a veem como prima do Superman. Até que tudo muda, quando uma garota alienígena a procura para uma missão de vingança contra os vilões que exterminaram seu planeta. O roteiro é do aclamado Tom King.

ESPELHO MEU: O roteirista e editor Alexandre Callari, do brilhante "Arena", está de volta à criação autoral pelas veredas do terror, desta vez ao lado do artista Robson Moura para contar uma labiríntica história de paranoia, ira e perdas. Em sua trama, a atriz Laura Brondi já teve o mundo aos seus pés. Ela foi protagonista de novela, estrela de diversos filmes e inspirou toda uma geração quando jovem, mas, agora, sua vida não vai muito bem. As boas ofertas de trabalho diminuíram conforme a idade pesava em seus ombros. E, acima de tudo, Laura sente que é um anacronismo num mundo em que a exposição nas mídias sociais se tornou uma nova regra para alcançar o sucesso. Mas uma série de fatos que desafiam qualquer explicação começam a ocorrer com ela.

SESSENTA PRIMAVERAS NO INVERNO: Aimée de Jongh e Ingrid Chabbert assinam um dos maiores acertos do quadrinho do ano no mercado nacional. Cabem à editora Nemo todos os louros da inclusão e da excelência por trazer ao Brasil a HQ do ano. Encarada hoje como a quadrinista mais inquietante de nosso tempo, a autora holandesa responsável por cults como "Táxi!" une seu talento ao da roteirista francesa Ingrid Chabbert para falar de amor numa fase outonal da vida. No dia em que completa 60 anos, Josy, a protagonista desta joia, recusa-se a assoprar as velas do bolo de aniversário. Ela já está de malas prontas. Havia tomado uma decisão: iria deixar o marido e a casa para recuperar a sua liberdade, ganhando a estrada com a velha Kombi.

BATMAN: UM DIA RUIM - CARA DE BARRO: Criado por Bill Finger e Bob Kane, os pais do Homem-Morcego, em 1940, Basil Karlo é um ator fracassado que se utiliza do fato de seu corpo ser uma massa de lama moldável para se adaptar a qualquer papel. Porém, quando recebe um "Não!" num teste ou num sete, sua psiquê fraturada apela para a violência. Xermánico assina as magníficas ilustrações deste especial que integra uma série de gibis sobre vilões de Gotham City. Collin Kelly e Jackson Lanzig assinam o roteiro, repleto de suspense.

ÁRDUO AMANHÃ: A autora Eleanor Davis ganhou o LA Times Booker Prize por um estudo precioso sobre o limite entre inércia e resiliência numa narrativa que celebra a união, na amizade e no amor. Sua protagonista, Hannah, uma cuidadora de idosas, que anda cheia de dúvidas em suas cabeças, é "a" personagem de quadrinhos do ano em nossas livrarias. Seu namorado é maconheiro profissional que vive da erva e sonha finalizar uma casa do campo, para plantar legumes e cânhamo. Já Hannah só quer ter um bebê. Mas a vida anda cruel com seu desejo. O traço de Eleanor é de uma elegância modiglianesca.

GRENDEL OMNIBUS VOL. 1: A Mythos vai fazer muita gente chorar ao resgatar as tramas que fizeram de Matt Wagner um dos pilares da cena independente (porém, pop) do quadrinho americano nos anos 1980 e 90. Temos aqui um compiladão das aventuras de Hunter Rose, um escritor que sai pelas ruas mascarado e se torna um líder do crime. O álbum conta com um trabalho gráfico primoroso em preto, branco e vermelho.

NOIR - CONTOS SOMBRIOS DE GOLPES E ASSASINOS: A editora Skripta faz a festa de quem curte tramas criminais ao lançar um compiladão em PB sobre picaretagens, assalto e mortes sob encomenda assinadas por bambas como Jeff Lemire, Sean Phillips, os irmãos Grabriel Bá e Fábio Moon e Brian Azzarello.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.