Após oito anos sem lançar inéditas, Bob Dylan apresenta novo álbum

Renomado cantor lança "Rough and Rowdy Ways", seu 39º álbum da carreira

Por

Por Affonso Nunes

“Rough and Rowdy Ways”, 39º álbum da carreira de Bob Dylan, justifica o status de um dos discos mais aguardados do ano. Sem gravar inéditas desde “Tempest” (2012) e com um Nobel de Literatura (ainda possui prêmios Grammy e Emmy), o Bardo faz jus à sua verve de contador de histórias. Do alto de seus 79 anos de vida, geralmente olhando adiante de seu tempo, o poeta desta vez mira o passado – não exatamente para a última década, mas para várias delas atrás – para recontar a história e, assim, indicar aos que estão vindo como o futuro pode se revelar.

Dono de seu tempo e de sua linguagem, Bob Dylan passou boa parte da última década revirando o baú e deu vida a projetos ora esquecidos como a série Bootleg. Talvez esse mergulho interno tenha sido a energia propulsora para “Rough and Rowdy Ways”. No melhor estilo de romance biográfico ou de um documentário, o álbum está repleto de referências explícitas a personagens, filmes, obras literárias e debates políticos e de generalidades que definiram a segunda metade do século 20, a era da indústria cultural, do advento do pop e do rock and roll, legítimas pedras de toque da civilização ocidental.

Concebido como um álbum duplo, “Rough and Rowdy Ways” tem como peça central ou grand finale a já conhecida “Murder Most Foul”, lançada como single em março. A faixa de 16 minutos e 55 segundos detalha o assassinato do presidente americano John F. Kennedy, em 1963, as teorias conspiratórias sobre este evento dramático e traça um panorama da década que deságua na contracultura, que faz nascer Woodstock.

Mas é preciso voltar ao começo do álbum, seu lado A. Há um pavor iminente em torno de “I Contain Multitudes” e de “False Prophet”, as duas faixas que abrem o disco. Ele se compara a Anne Frank e Indiana Jones, revela ser pintor e poeta e admite estar inquieto, irritadiço, implacável em “I Contain Multitudes”. A atmosfera é sombria, impossível não elegê-la como uma trilha sonora desses tempos pandêmicos. “Another day of anger, bitterness and doubt” (“Outro dia de raiva, amargura e dúvida”), canta o Bardo em “False Prophef ” resumindo num único verso o estado de espírito em tempos de isolamento social acrescidos de discriminação racial e da desumanidade em torno de lideranças como Donald Trump.

Ácido, crítico e romântico a seu modo, este é Robert Zimmerman que tomou seu sobrenome artístico de outro mestre da poesia em língua inglesa, Dylan Thomas. Encare “Rough and Rowdy Ways” como um romance, deixe-se levar pela narrativa dylanesca, aprecie a paisagem sonora que nos conduz por uma estrada no meio da infinitude do deserto americano. O Bardo nos enfeitiça com as palavras de um xamã. Na sombria “My Own Version of You”, Dylan nos pergunta o que é ser ou não ser” Como responder à charada?

Bob Dylan sempre foi assim. Desde os anos 1960, experimentou várias linguagens, musicais ou não, do folk ao rock, antenado ao blues, mas sempre foi um menestrel. O retrato cruel da sociedade a que chegamos, a morte transmitida por redes de TV soam ainda mais graves sob sua voz cada vez mais rouca e temperada pela sabedoria que o tempo traz. Na balada “I’ve Made Up My Mind to Give Myself to You”, o poeta revela também existir sabedoria e aprendizado no amor. Fica clarividente que amar não é um dilema, mas um pacto entre pessoas que se dedicam a tal.

“As letras são reais, tangíveis, não são metáforas”, disse o Bardo numa entrevista recente ao New York Times. Mesmo assim, em se tratando de Bob Dylan, é preciso ir além das aparências.