Clara Sverner em concerto de aniversário na Cecília Meireles

Pianista, prestes a completar 90 anos, apresenta recital com repertório de seu próximo álbum, deicado a Alexander Scriabin

Por Affonso Nunes

Clara Sverner chega aos 90

Aos quase 90 anos — completa a idade no próximo dia 29 —, Clara Sverner não diminui o ritmo. Nesta sexta-feira (7), a pianista sobe ao palco da Sala Cecília Meireles para o recital de lançamento de "Scriabin: Preludes & Poems", álbum pela Azul Music que chega às plataformas digitais em 30 de outubro.

O projeto revela a imersão de Clara na obra do russo Alexander Scriabin (1872-1915), compositor que buscava na música uma transcendência para além do som, e cujos prelúdios condensam esse misticismo em miniaturas de intensidade febril.

O repertório traz seleção dos Prelúdios Op. 11 e Op. 13. O primeiro single circula desde 24 de julho: o Prelúdio nº 19 em Mi bemol maior, peça que Clara descreve como "uma página extraordinária" em que "Scriabin parece atravessar as fronteiras entre a beleza e a dor". Vêm aí singles em 28 de agosto e 2 de outubro.

Formada com José Kliass em São Paulo, aperfeiçoada no Conservatório de Genebra e no Mannes College de Nova Iorque, discípula do mestre alemão Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005), Clara soma mais de 29 títulos numa discografia com duas indicações ao Grammy Latino e o Prêmio TIM de Melhor Disco Clássico.

Em sua vasta discografia, a musicista Resgatou do esquecimento as obras de Glauco Velásquez e Chiquinha Gonzaga. Em parceria célebre com o saxofonista e maestro Paulo Moura (1932-2010), Clara aboliu fronteiras entre erudito e popular. "A cada reencontro com o Prelúdio nº 19, descubro novas cores, novos significados", diz ela, que aos 90 mantém viva a inquietação de sempre. 

SERVIÇO

CLARA SVERNER

Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47)

7/8, às 19h. R$ 40 e R$ 20 (meia)