Elis Regina e Paulinho da Costa: um 'encontro' para ficar na história

Single inédito de 'Corsário' reúne a voz da magistral cantora restaurada com participação do lendário percussionista brasileiro

Por Affonso Nunes

Paulinho da Costa no estúdios durante a gravação da faixa, que restaura a magistral voz de Elis Regina (detalhe)

Single inédito de 'Corsário' reúne a voz da magistral cantora restaurada com participação do lendário percussionista brasileiro

Quando João Marcello Bôscoli era criança, viu o nome de Paulinho da Costa na ficha técnica de um disco do Earth, Wind & Fire. Perguntou à mãe quem era aquele músico. Elis Regina respondeu: "Ele é o melhor percussionista do mundo." Cinquenta anos depois, essa conversa se materializa em estúdio. A Trama, selo de João Marcello, lança "Corsário" para o Dia das Mães — um single que finalmente une a cantora e o percussionista que nunca gravaram juntos.

A história começa em 1976. Elis Regina gravou uma sessão para um especial de televisão usando apenas um microfone padrão de shows. A qualidade era precária, mas a voz estava lá. Décadas depois, João Marcello Bôscoli — hoje produtor — decidiu recuperar aquela gravação. O engenheiro Ricardo Camera restaurou a voz de Elis, morta precocemente em 1982, usando softwares avançados para eliminar ruídos. Depois vieram os arranjos novos.

Reprodução - Em sua volta ao mercado, a gravadora Trama lança single inédito de Elis Regina. A voz da cantora foi recuperada de arquivos de estúdio

A composição é de João Bosco e Aldir Blanc. Os arranjos foram feitos por Marcelo Maita com um critério específico: usar apenas instrumentos de 1976 ou anteriores, preservando a ambiência sonora daquela época. A gravação aconteceu nos Estúdios Trama NaCena, em São Paulo. Daniel de Paula na bateria, Robinho Tavares no baixo, Conrado Goys na guitarra, Marcelo Maita nos teclados — e Paulinho da Costa na percussão.

Paulinho é figura única na história da música. Brasileiro, tem estrela na Calçada da Fama de Hollywood — único compatriota com essa honra. Gravou com Quincy Jones, Michael Jackson, Miles Davis, Madonna, Whitney Houston, Prince, Stevie Wonder, Tom Jobim, Aretha Franklin. Suas mãos estão nas trilhas de sucessos do cinema como "Star Wars", "Footloose", "A Cor Púrpura", "Os Embalos de Sábado à Noite". Apesar dessa carreira monumental, sentia que faltava um nome em seu currículo: Elis Regina.

"Como nem sonhava tocar com a Elis Regina, considero que essa gravação foi um milagre", disse Paulinho. "Eu nunca poderia imaginar que a Elis sabia quem eu era. Saber disso por meio do filho dela, que foi apresentado a mim por ela e depois se tornou meu amigo, é muito emocionante."

Para João Marcello, a experiência foi igualmente marcante. "Posso afirmar que essa gravação é um dos melhores momentos da minha vida. Simplesmente inesquecível." A proposta era dissolver o tempo — todos os músicos tocando juntos no estúdio, mantendo contato visual, ouvindo a voz de Elis no fone de ouvido, como se ela estivesse ali, participando da sessão em tempo real.

"Corsário" integra um álbum póstumo ainda em desenvolvimento, reunindo registros feitos por Elis naquela mesma noite de 1976. O single segue o projeto iniciado em 2024 com "Para Lennon & McCartney".