O lado instrumental de Jesse Harris no Manouche

Autor de 'Don't Know Why', hit de Norah Jones, compositor mostra repertório de seu mais novo álbum em show nesta sexta

Por Affonso Nunes

Jesse Harris

Autor de 'Don't Know Why', hit de Norah Jones, compositor mostra repertório de seu mais novo álbum em show nesta sexta

O compositor estadunidense Jesse Harris apresenta nesta sexta-feira (10) no Manouche o concerto "If You Believed In Me", seu primeiro álbum totalmente orquestral lançado em novembro. O show reúne quarteto de cordas, teclados do compositor brasileiro Maycon Ananias e baixo de Frederico Heliodoro.

Harris é conhecido internacionalmente como compositor de "Don't Know Why", canção que venceu Grammy em 2003 na voz de Norah Jones. Novaiorquino, o músico construiu carreira como intérprete e compositor, lançando mais de 20 álbuns solo. Suas composições foram gravadas por artistas como Willie Nelson, Emmylou Harris, Cat Power, Madeleine Peyroux e Melody Gardot.

No Brasil, Harris consolidou presença significativa. Gravou o álbum "Sub Rosa" (Som Livre) em 2012 com banda que reuniu Dadi (baixo), Maycon Ananias (teclados e arranjos) e Guilherme Monteiro (guitarra). Colaborou também com a cantora Maria Gadú na canção "Like A Rose".

"If You Believed In Me" marca mudança artística. O álbum começou quando Maycon Ananias ofereceu tempo de estúdio com orquestra estoniana. A primeira faixa gravada, "Dolores", abriu possibilidades que Harris nunca havia explorado — a fusão entre sua linguagem de canção e linguagem orquestral. O resultado é trabalho que mantém a intimidade característica de Harris enquanto expande sua paleta sonora.

O show inclui "Don't Know Why" e novas composições que dialogam com a estrutura orquestral. A proposta é apresentar a obra em contexto de câmara, onde arranjos ganham protagonismo e a relação entre voz, cordas e instrumentos se torna central. Maycon Ananias, que produziu e arranjou o álbum, toca ao vivo, replicando a experiência de estúdio. 

SERVIÇO

JESSE HARRIS — IF YOU BELIEVED IN ME

Manouche (Rua Jardim Botânico, 983 — Jardim Botânico) | 10/4, às 21h

Ingressos: R$ 80 e R$ 40 (meia solidária, com doação de 1kg de alimento não perecível para o Retiro dos Artistas)