Hermanos Gutiérrez retornam aos palcos brasileiros
Duo equatoriano-suíço apresenta 'Sonido Cósmico' no Circo Voador após show do projeto 'Viva Hermeto', capitaneado por Carlos Malta
Affonso Nunes
Menos de um ano depois de passar pelo Brasil com apresentações de ingressos esgotados, o duo equatoriano-suíço Hermanos Gutiérrez retorna ao país para nova turnê promovida pelo Queremos!. Os irmãos Alejandro e Estevan Gutiérrez levam ao Circo Voador, nesta quinta-feirA (5), seu trabalho mais recente, o álbum "Sonido Cósmico" (2024). Antes da apresentação da dupla, o palco da Lapa recebe o tributo "Viva Hermeto", capitaneado pelo multi-instrumentista Carlos Malta, reunindo talentos da nova geração de instrumentistas cariocas em homenagem ao genial compositor alagoano.
Com mais de 3,5 milhões de ouvintes mensais no Spotify e passagens por festivais como Coachella e Glastonbury, os Hermanos Gutiérrez consolidaram-se como um dos nomes mais importantes da música instrumental da atualidade. A sonoridade que desenvolveram mescla elementos da música tradicional latino-americana com influências contemporâneas, criando um universo recebida com entusiasmo pela crítica especializada. "Sonido Cósmico" se destaca por sua estética carregada de misticismo latino.
Em 2025, o Queremos! já havia promovido apresentações da dupla em abril, na Casa Natura Musical, em São Paulo, e no Queremos! Festival, no Teatro Casa Grande. Já o projeto "Viva Hermeto" marca o início das comemorações pelos 50 anos de trajetória musical de Carlos Malta, saxofonista, flautista, arranjador, compositor e educador que integrou por 12 anos o grupo de Hermeto como solista. Desde 1993, Malta desenvolve carreira solo dedicada à circulação e atualização desse repertório, mantendo viva a tradição da improvisação e da experimentação sonora que caracterizam o trabalho do compositor.
Para esta apresentação, Malta convidou o saxofonista Tunico, o guitarrista Haroldo Eiras, o baterista Fofo Black, o baixista Giordano Gasperin e o pianista Chico Lira, que também executa o copo, instrumento recorrente na obra do compositor homenageado. A proposta é apresentar canções como "Bebê", "Papagaio Alegre", "Chorinho Pra Ele" e "Montreux" a partir de leituras que preservam a improvisação e a recriação como princípios centrais, elementos fundamentais na poética hermetiana. A formação escolhida reflete a vitalidade e a influência do pensamento musical de Hermeto sobre as novas gerações, mantendo seu papel como mediador entre diferentes gerações da música instrumental brasileira.
"Na música, Hermeto é sinônimo de originalidade, criatividade, inventividade e surpresa, tudo que brota de um instante, musical ou não, e que vai desencadear no entorno uma onda sonora capaz de produzir catarses. É a grande escola da música universal para músicos do mundo todo. Reviver esse ambiente sonoro com potência e excelência farão desta homenagem um marco na trajetória de todos, um som que Hermeto vai curtir, de onde estiver!", destaca Malta.
SERVIÇO
HERMANOS GUTIÉRREZ
Abertura: Viva Hermeto, por Carlos Malta Sexteto
Circo Voador (Rua dos Arcos s/nº - Lapa)
5/2, a partir das 19h (abertura dos portões)
Ingressos a partir de R$ 360 e R$ 180 (meia)
