Mestre e pupila mostram o lado B da Bossa
Roberto Menescal e Cris Delanno revisitam repertório menos conhecido do movimento que revolucionou a música brasileira
Roberto Menescal e Cris Delanno revisitam repertório menos conhecido do movimento que revolucionou a música brasileira
Roberto Menescal e Cris Delanno aprseentam nesta sexta-feira, às 20h e 22h30, no Blue Note Rio, o repertório de "O Lado B da Bossa", segundo álbum conjunto da dupla e que resgata composições menos celebradas do movimento que transformou a música brasileira nos anos 1950 e 1960. Enquanto clássicos como "Garota de Ipanema" e "Desafinado" consolidaram-se como hinos mundiais, outras canções igualmente sofisticadas permaneceram conhecidas apenas por especialistas e aficionados.
É justamente esse repertório que o violonista de 88 anos e a cantora revelada por ele há quase quatro décadas revisitam com arranjos que respeitam o rigor característico da Bossa Nova.
A ideia partiu de Cris Delanno, mas a seleção das 11 faixas foi trabalho a quatro mãos em encontros marcados pela cumplicidade artística que une os dois. "São músicas que a gente adora, tem a cara de todas as gerações, a cara da gente", afirma a cantora, que completa 35 anos de carreira tendo Menescal como principal produtor e arranjador. Entre as pérolas do disco estão "Esse Seu Olhar/Promessas" (Tom Jobim e Newton Mendonça), "Deixa" (Baden Powell e Vinicius de Moraes), "O Negócio É Amar" (Carlos Lyra e Dolores Duran), "Chora Tua Tristeza" (Oscar Castro-Neves) e "Mentiras" (João Donato).
Menescal, um dos arquitetos da sonoridade bossanovista ao lado de Tom Jobim, João Gilberto e Carlos Lyra, explica que o trabalho demandou atenção especial aos arranjos. "A gente trabalhou muito os arranjos pra mudar a cara delas", diz o violonista, cuja carreira como produtor revelou outra cantoras como Wanda Sá, Sylvia Telles, Nara Leão e Leila Pinheiro. No show, a dupla incluirá também canções que marcaram sua trajetória conjunta, como "Saudade Fez um Samba", "Corazón Partío" e "Samba de Uma Nota Só". A apresentação acontece após a participação dos artistas no Festival Rio Bossa Nossa, realizado em 25 de janeiro. "Reviver a bossa com diferentes gerações traz saudade do que a gente fez mas também saudade do futuro", resume Menescal.
SERVIÇO
ROBERTO MENESCAL E CRIS DELANNO - O LADO B DA BOSSA
Blue Note Rio (Av. Atlântica, 1910, Copacabana)
30/1, às 20h e 22h30.
Ingresso: R$ 125
