Sons de cura e liberdade
Acompanhado por trio de cordas, Jonathan Ferr conjuga jazz contemporâneo com espiritualidade em seu mais novo espetáculo
Acompanhado por trio de cordas, Jonathan Ferr conjuga jazz contemporâneo com espiritualidade em seu mais novo espetáculo
A inquietude artística do pianista Jonathan Ferr chega ao Manouche nesta sexta-feira (30) com um projeto que traduz sua obra recente: a busca por uma sonoridade livre, além de rótulos estilísticos, capaz de se conectar diretamente com dimensões espirituais da experiência humana. O show "Experiência Cura" reúne composições de três álbuns que marcam a evolução de sua linguagem musical nos últimos anos, apresentadas em arranjos para trio de cordas - Sarah Cesario (violino), Camila Pereira (viola) e Lúrian Moura (cello) -, uma formação que o artista experimenta pela primeira vez. Os ingressos estão esgotados, mas a artista confirmou uma data extras para 28 de fevereiro.
O repertório alterna composições autorais e releituras que revelam as referências culturais do músico. Peças como "Choro", "Esperança" e "Liberdade" dialogam com versões no estilo spiritual jazz de "Sino da Igrejinha", canção de domínio público presente nos cultos de matrizes africanas, e "Gira Deixa A Gira Girar", tributo ao legado d'Os Tincoãs. A opção de incluir "Hallelujah", clássico do canadense Leonard Cohen, casa com essa proposta de transcendência.
O conceito de "curamento" que Jonathan Ferr propõe está diretamente ligado aos álbuns "Cura" (2021) e "Liberdade" (2023), trabalhos que consolidaram sua pesquisa em torno do jazz contemporâneo brasileiro com influências de espiritualidade afro-brasileira. O pianista incorpora ao show também faixas de "Lar", seu mais recente álbum de estúdio, disponibilizado no segundo semestre de 2024, uma investigação musical de questões do povo preto como memória e pertencimento.
Jonathan Ferr vem de uma apresentação em Nova Iorque, sua primeira na cidade norte-americana, e mantém um ritmo intenso de produção: já trabalha em novas composições que integrarão seu próximo disco, algumas das quais serão apresentadas no Manouche como primeiras audições públicas.
SERVIÇO
JONATHAN FERR - EXPERIÊNCIA CURA
Manouche (Rua Jardim Botânico, 983)
30/1, às 21h*
Ingressos esgotados
*Data extra em 18/2, a R$ 180 e R$ 90 (meia solidária, mediante 1kg de alimento não-prececível ou livro para doação)
