BTS movimenta streamings novamente | Quem consegue segurar o K-Pop?

Anúncio da passagem da turnê do BTS pelo Brasil fez as músicas do grupo explodirem novamente nas plataformas de streamings do Brasil

Por PEDRO SOBREIRO

BTS, fenômeno global do K-Pop, anunciou a realização de três shows no Brasil em sua nova turnê mundial, que terá início em abril

O K-Pop já é realidade no Brasil há anos. Porém, com o anúncio da passagem da turnê do BTS pelo país na última semana, o interesse pelo pop coreano explodiu nas plataformas de streaming do país.

A Deezer, por exemplo, divulgou que na última quinta-feira (15), dia do anúncio da turnê, a plataforma registrou um crescimento de 116% nos streams do grupo em comparação com o dia 11. Mesmo após um período de hiato, o BTS segue atuando como um forte impulsionador de audiência e engajamento.

"O K-Pop no Brasil atingiu um ponto de maturação definitivo. Já não se trata apenas de um fenômeno digital, mas de uma potência que já ocupa os maiores palcos do país. Ter o Stray Kids como headliner do Rock in Rio e nomes como RIIZE no Lollapalooza, somados ao anúncio do retorno do BTS, confirma que o Brasil é um dos motores que tracionam essa indústria globalmente. Hoje somos o 5º maior mercado do gênero. Na Deezer, essa curva positiva de consumo é evidente e acredito que estamos apenas no início de uma onda sem precedentes para 2026.", afirmou Daniel Aguiar, editor sênior de música da Deezer para a América Latina.

Na última semana, o BTS revelou as datas da sua turnê mundial que começará em 2026. Pegando os fãs desprevenidos, a banda confirmou o Brasil no roteiro global. O grupo sul-coreano se apresentará em São Paulo nos dias 27, 29 e 30 de outubro deste ano, no estádio do MorumBis. A turnê acompanha o lançamento do novo álbum, que chega às plataformas de streaming em 20 de março.

Mesmo sem ter uma data de início de vendas de ingressos, fãs já estão acampando em filas no estádio para tentarem conseguir comprar os tickets.

Fenômeno multimídia

Netflix - "Guerreiras do K-Pop" se tornou o filme mais assistido da história da Netflix

O K-Pop é um fenômeno que chegou para ficar. Ele nasceu da política de incentivo à cultura da Coreia do Sul, que se intensificou na década de 1990, após o governo perceber que o impacto econômico do filme "Jurassic Park" no país era o equivalente à exportação de uma frota de 1,5 milhão de carros da Hyundai, mas com um custo de produção consideravelmente menor. Diante disso, eles passaram a investir na cultura como forma de exportar sua imagem para o mundo, atraindo turismo e investimento por meio das indústrias da música e do cinema.

Em 2025, esses dois mundos se uniram em "Guerreiras do K-Pop". A animação da Netflix conquistou o Globo de Ouro de Melhor Animação e o de Melhor Canção Original, com a música "Golden", que dominou as paradas globais no último ano.

Fora isso, o filme passou meses seguidos no Top-10 de filmes mais vistos da Netflix, terminando o ano como o longa-metragem mais assistido da história do streaming mais popular do planeta, o que prova o poder do K-Pop na Cultura Pop neste século.