A bossa de Ithamara Koorax para abrir 2026

Cantora apresenta repertório gravado com mestres do gênero no histórico Beco das Garrafas

Por Affonso Nunes

Ithamara Koorax é cantora reconhecida na cena jazzística internacional

Cantora apresenta repertório gravado com mestres do gênero no histórico Beco das Garrafas

Qualquer pesquisa sobre o Beco das Garrafas, indicará o local, com um dos espaços mais emblemáticos da Bossa Nova, berço de artistas como Elis Regina, Tom Jobim, Baden Powell, Wilson Simonal e Jorge Ben, entre outros. De sexta domingo, às 21h, o palco do Bottle's Bar recebe a cantora Ithamara Koorax para uma apresentação especial do seu Bossa Project.

Nascida em Niterói, Ithamara construiu uma trajetória que a posicionou entre as vozes brasileiras de maior reconhecimento no circuito internacional do jazz. Formada em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a cantora acumula mais de 60 títulos em sua discografia, incluindo 25 álbuns autorais, além de participações em 10 trilhas sonoras de novelas da TV Globo.

Em 2000, recebeu indicação ao Grammy na categoria Melhor Cantora de Jazz pelo álbum "Serenade in Blue", disco que também concorreu nas categorias de Melhor Álbum Vocal de Jazz, Melhor Produção e Melhor Arranjo, sendo eleito pela revista "Down Beat" como um dos melhores álbuns de jazz da década. Entre 2008 e 2009, a mesma publicação a consagrou como a terceira melhor cantora de jazz do mundo, atrás apenas de Diana Krall e Cassandra Wilson.

Sua carreira cruzou fronteiras graças parcerias com nomes de peso do jazz mundial como o baixista Ron Carter, o pianista cubano Gonzalo Rubalcaba, os guitarristas John McLaughlin e Larry Coryell, além do lendário pianista Dave Brubeck e do saxofonista japonês Sadao Watanabe. Entre seus álbuns mais celebrados estão "Brazilian Butterfly" (2006), "All Around the World" (2018) e o recente "Spirit of Summer" (2025), gravado em parceria com o pianista Eumir Deodato.

A cantora nos conta que o show no Bottle's Bar terá como eixo central o repertório que ela gravou ao lado de mestres da Bossa Nova, incluindo Antonio Carlos Jobim, Luiz Bonfá, João Donato, Milton Banana, Marcos Valle, Eumir Deodato e Dom Um Romão.

A apresentação terá ainda com participações especiais de Robertinho de Paula, Rogerio Dy Castro e Kleberson Caetano, formando um encontro que promete revisitar os clássicos do gênero com a sofisticação vocal que caracteriza o trabalho da cantora. A escolha do repertório e do local reforça o vínculo da artista com a tradição da Bossa e do jazz.

SERVIÇO

ITHAMARA KOORAX - BOSSA PROJECT

Bottle's Bar - Beco das Garrafas (Rua Duvivier, 37 - Copacabana)

2, 3 e 4/1, às 21h | R$ 90