Nessa Rádio Samba tem batuque

Plataforma celebra dois anos de prersença digital com estreias que conectam gastronomia, história e renovação do gênero

Por Affonso Nunes

Xande de Pilares participa do primeiro episódio do programa Samba na Cozinha

Plataforma celebra dois anos de prersença digital com estreias que conectam gastronomia, história e renovação do gênero


Nesta semana em que se celebra o Dia Nacional do Samba a Rádio Samba completa dois anos expandindo seu conceito de canal digital dedicado exclusivamente ao gênero. A plataforma inaugura uma nova fase com programas que abordam gastronomia e memória histórica.

Uma dessas novidades é o Samba na Cozinha, um encontro entre música e culinária explorando bares, pratos e histórias do universo sambista. Em seu primeiro episódio, Xande de Pilares conversa com o chef Toninho Momo, do Bar do Zeca Pagodinho.

Ainda esete mês entra no ar Raízes do Samba, sob apresentação de Didu Nogueira. O programa investiga as origens do samba, revisitando personagens, lugares e momentos fundadores dessa expressão musical. Para 2026, a grade ganhará mais dois programas: Jóias Raras e Crias do Samba.

Idealizada por Dudu Pagodinho, diretor artístico e audiovisual (filho de Zeca Pagodinho) e pelo publicitário Maurício Barzilai, a web rádio consolidou em dois anos um modelo que combina transmissão musical ininterrupta e gratuita, via aplicativo próprio, com produções de conteúdo original. "O samba é um elo entre gerações. Com esses novos programas, queremos mostrar que o passado e o futuro podem existir em perfeita sintonia", afirma Dudu.

A Rádio Samba também desenvolve ações de impacto social. Em parceria com a Rio Brasil Terminal e o CRAS XV de Maio, mantém uma Oficina de Percussão gratuita no Caju, coordenada por Marcelinho Moreira, oferecendo formação musical para crianças e jovens daquela comunidade.

"O samba é resistência, é alegria e é futuro. A Rádio Samba existe para garantir que o batuque nunca pare", afirma Maurício Barzilai.