Gilson Peranzzetta e Mauro Senise: 35 anos de parceria em nome da boa música
Instrumentistas apresentam repertório que mescla composições autorais e clássicos da MPB na Casa Museu Eva Klabin
Instrumentistas apresentam repertório que mescla composições autorais e clássicos da MPB na Casa Museu Eva Klabin
A parceria de 35 anos entre o pianista Gilson Peranzzetta e o saxofonista Mauro Senise será celebrada neste sábado (1) em aprseentação da dupla nos jardins da Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa. O espetáculo "Viva a MPB!" promove um diálogo entre a produção autoral de Peranzzetta com obras de compositores fundamentais da música brasileira como Tom Jobim, João Bosco, Dorival Caymmi, Baden Powell e Pixinguinha.
O repertório do concerto inclui composições de Peranzzetta como "Preludio para Sebastião Tapajós", "Rota do sol", "Cristal", "Em paz" e "Caminho do mar", além de "Amiga de verdade", parceria com Aldir Blanc. Entre os clássicos revisitados estão "Bala com bala" (João Bosco e Aldir Blanc), "Asa Branca" (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) e "Cheguei", de Pixinguinha.
A trajetória conjunta dos músicos rendeu 13 álbuns marcados pelos arranjos elaborados assinados por Peranzzetta e pelas improvisações que caracterizam suas performances. O pianista carioca construiu carreira como compositor, maestro, arranjador e instrumentista desde meados dos anos 1960, colaborando com nomes como Simone, Elizeth Cardoso, Gal Costa e Gonzaguinha. Sua parceria com Ivan Lins estendeu-se por cerca de uma década, e seu trabalho alcançou projeção internacional em colaborações com artistas como Dionne Warwick e Lucho Gattica.
Senise, também carioca, é reconhecido como um dos instrumentistas mais influentes da música instrumental brasileira. Saxofonista, flautista, arranjador e compositor, formou-se com mestres como Odette Ernest Dias e Paulo Moura na década de 1970. Sua carreira inclui trabalhos ao lado de Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e Edu Lobo, além da fundação do grupo Cama de Gato, em 1985. Sua obra distingue-se pela fusão entre jazz e MPB, executada com virtuosismo técnico.
SERVIÇO
GILSON PERANZZETTA E MAURO SENISE
Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa)
1/11, às 17h
Ingressos: R$ 50 e R$ 25 (meia)