O cantor Fitti inaugura a nova temporada do programa "O Novo Sempre Vem", da TV Cultura, em episódio que vai ao ar nesta terça-feira (30), às 23h30. O artista pernambucano, recentemente indicado ao Grammy Latino 2025 na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa pelo disco "Transespacial", apresenta um repertório especialmente preparado para os Estúdios Trama NaCena, sob comando de João Marcello Bôscoli.
Formado nas ruas de Recife, Fitti desenvolveu uma sonoridade que combina pop alternativo, rock e elementos da música nordestina, criando um estilo teatral e moderno que o posiciona como um dos destaques da cena indie nacional. Para a gravação do programa, o músico adaptou seus arranjos para um formato mais orgânico, reunindo uma banda com guitarra, baixo, bateria e percussão.
O setlist inclui versões reformuladas de canções conhecidas e uma estreia oficial. "Gata Cinza" ganhou nova roupagem, mais visceral, centrada na interação entre voz e violão com sutis intervenções de guitarra. O texto "Ejá" foi apresentado de forma singular, criando um dos momentos mais impactantes da sessão. Pela primeira vez em registro oficial, Fitti trouxe "Sem Querer Pedir Demais", música até então conhecida apenas por quem frequenta seus shows ao vivo.
"É um setlist que expõe muitas das minhas ideias ao mesmo tempo que fala de amor, superação e mudança", explica o cantor. Para ele, a experiência de gravar com tudo captado em tempo real proporcionou uma atmosfera especial. "Foi um momento único, em que o espaço de experimentação e a liberdade criativa favoreceram a espontaneidade e, espero, ter conseguido alcançar meu propósito, que é criar uma conexão imediata com o público", afirma.
"Queremos que 'O Novo Sempre Vem' seja um catalisador de tudo de interessante que está sendo feito, um espaço para a música feita com respeito, qualidade, onde o artista possa se expressar com liberdade", explica João Marcelo, filho de Elis Regina (194-1982), que buscou nos versos de uma canção do repertória da mãe, o nome do programa.
Após a exibição na TV Cultura, o episódio ficará disponível no aplicativo Cultura Play e no canal Trama TV no YouTube, que também oferecerá bastidores e conteúdos extras. A plataforma digital disponibilizará ainda a coletânea "O Novo Sempre Vem, Vol. 1", reunindo um single e um vídeo de cada artista dos oito primeiros episódios da temporada.