Por: Affonso Nunes

UNIVERSO SINGLE: Entre brasilidades

Juliano Juca, cantor e compositor | Foto: Rafael Wainberg/Divulgação

Juliano Juba lança "O Despertar da Liberdade", terceiro single do álbum "Cumbuca", em parceria com Daniel Arruda. A canção explora ancestralidade, fé e raízes brasileiras, seguindo "Cumbuca" e "Nheengatu". Carioca da Zona Norte radicado na terra da garoa, o músico mescla samba, soul, funk, salsa e samba-rock em sonoridade única. "A faixa nasce do samba mas incorpora diferentes brasilidades", explica o artista, que evoca cenários urbanos e rurais na canção. O trabalho reflete a pluralidade cultural brasileira através de vozes e tambores.

 

Vulnerabilidades

Viridiana, cantora gaúcha | Foto: Lau Baldo/Divulgação

A cantora gaúcha Viridiana lança "Final Feliz", segundo single do álbum "Coisas Frágeis", previsto para 3 de outubro. A faixa conta com participações de Catto e Navalha Carrera, formando encontro entre artistas trans do sul do país. O disco explora vulnerabilidade, amor e desamor, transitando entre pop eletrônico, indie rock e dance punk. Também terá participação de Clarice Falcão. Sonoridades influenciadas por Daft Punk, New Order, Marina Lima e Madonna compõem o trabalho autoral da produtora e compositora.

Maracatu vibrante

Natália Xavier, cantora e compositora | Foto: Pan Alves/Divulgação

Natália Xavier acaba de lançar nas plataformas digitais a autoral "Relampejo", um maracatu vibrante que evoca ritmos nordestinos. A faixa sucede "Seiva" e marca nova fase da artista que transita entre música, poesia e artes visuais. Filha de pernambucana e baiano, ela incorpora tradições como maracatu, coco e ijexá. Com mestrado em Poéticas Visuais pela Unicamp, Natália lançou em 2022 o álbum "Eu Também Sou Teus Rios" e o livro "Eu Pedi Pelos Tigres". Com apoio da Lei Aldir Blanc, apresentará quatro singles inéditos ainda neste semestre.