Por: Affonso Nunes

Bach de graça no Centro

O maestro Ricardo Rocha rege a Cia. Bachiana Brasileira, ensemble de referência na execução das obras compositor alemão desde 2009 | Foto: Divulgação

A música de Johann Sebastian Bach (1685-1750) é destaque na programação das Sextas Instrumentais do Espaço Cultural BNDES. Sob a regência do maestro Ricardo Rocha, a Cia. Bachiana Brasileira celebra o repertório do gênio alemão neste ano em que sua morte completa 275 anos num programa que reúne algumas de suas criações mais emblemáticas.

Nascido em Eisenach numa dinastia musical que se estendeu por mais de dois séculos, Bach revolucionou a música ocidental ao desenvolver o sistema tonal e elevar a polifonia a níveis de complexidade e beleza inéditos. Suas mais de mil composições, que incluem cantatas sacras, concertos, fugas e suítes, estabeleceram os fundamentos da harmonia moderna e influenciaram gerações de compositores, de Mozart a Villa-Lobos. O brasileiro, aliás, foi profundamente marcado pela obra bachiana, como demonstram suas nove Bachianas Brasileiras.

O repertório da noite contempla o "Concerto para dois violinos BWV 1043", obra que exemplifica a genialidade bachiana na construção de diálogos instrumentais, e a "Suite em si menor BWV 1067", uma das quatro suítes orquestrais que revelam a influência da música francesa na obra do mestre alemão. O programa se completa com a "Holberg Suite" de Edvard Grieg, composição que dialoga com o estilo barroco numa perspectiva romântica.

Como destaca o maestro Ricardo Rocha, veterano de 40 anos de carreira, o concerto representa "um gesto não de memorial à sua ausência, mas de uma singela celebração de sua presença entre nós". A performance contará com os solistas Gabriela Queiroz e Priscila Rato (violinos), Alexis Angulo (flauta), Emília Valova (violoncelo) e Eduardo Antonello (cravo), instrumentistas que integram o corpo artístico da Sociedade Musical Bachiana Brasileira.

Premiada pelo Estado do Rio em 2009, a Cia. Bachiana Brasileira mantém há décadas o compromisso de difundir o repertório de música de concerto, consolidando-se como uma das principais intérpretes da obra bachiana no país.

SERVIÇO

CIA BACHIANA BRASILEIRA

Espaço Cultural BNDES (Av. República do Chile, 100 - Centro). | 12/9, às 19h

Entrada franca, com distribuição de senhas meia hora antes da apresentação