Por: Affonso Nunes

Sopros apimentados de Carlos Malta, um mago do ar

Carlos malta gravou dois álbuns dedicados à saudosa Pimentinha | Foto: Vinicius Giffoni/Divulgação

O multi-instrumentista de sopros, arranjador e compositor carioca Carlos Malta apresenta nesta quinta-feira (11), às 19h30, no Teatro Rival Petrobras, o espetáculo "Pimenta Pimentinha", um tributo a Elis Regina que consolida uma das maiores fontes de inspiração do músico. O show é fruto de duas obras que Malta lançou em homenagem à cantora: os álbuns "Pimenta", gravado em 2000 e relançado nas plataformas digitais em janeiro de 2024, e "Pimentinha Sessions", lançado em junho do ano passado.

No espetáculo, Malta passeia por sua vasta gama de instrumentos de sopro, esbanjando técnica e inventividade, acompanhado por artistas de diferentes gerações: Cliff Korman (piano), Fofo Black (bateria), Giordano Gasperin (baixo) e Haroldo Eiras (guitarra).

"Promover a circulação desse som, trazer a memória da Elis para as novas gerações, reforçar a natureza das canções, a beleza da harmonia, a coisa interessante do ritmo, as melodias rebuscadas. Era isso que Elis buscava no seu trabalho de interpretação e é isso que estamos buscando com este projeto: levar esse som ao público", explica Malta.

Embora o repertório traga temas muito conhecidos, Carlos Malta e banda inovam ao redimensioná-los de forma jazzística, clássica e muito brasileira, trazendo em cada tema timbres, variações rítmicas e harmônicas, improvisos e novidades escondidas nas canções. O álbum "Pimenta" se debruça sobre um repertório mais convencional de Elis com releituras para "Garota de Ipanema" e "O Bêbado e a Equilibrista", entre outras. Já "Pimentinha Sessions" segue uma linha lado B com releituras instrumentais de faixas como "Alô, Alô Marciano" (Rita Lee/Roberto de Carvalho), "Trem Azul" (Lô e Márcio Borges), "Aprendendo a Jogar" (Guilherme Arantes) e "Se Eu Quiser Falar com Deus" (Gilberto Gil).

SERVIÇO

CARLOS MALTA - PIMENTA PIMENTINHA

Teatro Rival Petrobras (Rua Álvaro Alvim, 33 - Cinelândia)

11/9, às 19h30

Ingressos a partir de R$ 45